Utilização da técnologia da informação como estratégia de mudanças na gestão hospitalar

Páginas: 21 (5192 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
UTILIZAÇÃO DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MUDANÇAS NA GESTÃO HOSPITALAR


Eduardo Barbosa Bernardes (Fac. Redentor) educontrabaixo@gmail.com

Marcos Paulo de Oliveira Motta (Fac. Redentor) marcosdellavega@hotmail.com

Prof. M.sc. Alexandre Jairo de Castro Costa (Fac. Redentor) adm.alexandre@asapi.org.br



RESUMO
A origem do hospital como instituição data de 400 d.Ctornando-o uma das mais antigas organizações. Com clientes exigentes e concorrência global, estão sendo obrigados a reorganizar os processos e um repensar os modelos de gestão, pois sua estrutura singular e complexa do hospital caracterizada por ter respostas lentas às mudanças e, historicamente, o poder concentra-se na mão do profissional médico colocam em risco a existência dessa instituição.Os gestores são desafiados a adequar os serviços com as necessidades de saúde da população. A Tecnologia da Informação (TI) transformou o trabalho gerencial e hoje pode ser considerado fator estratégico para o sucesso das organizações. A utilização da TI determina temas importantes como: produtividade, nível de inovação e satisfação dos clientes. Entretanto, verifica-se a execução da mesma empapel secundário, muitas vezes somente utilizado como apoio aos serviços de diagnóstico. A metodologia utilizada foi a observação e analise do Sistema de Informação baseado em Computador desenvolvido pela Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI), mantenedora de um hospital desde 1994, que modificou positivamente o fluxo de informação hospitalar, pois os resultados garantiram melhoreficiência na gestão. O estudo desse caso aponta os benefícios obtidos com o Sistema de Informação utilizado. O desenvolvimento participativo permitiu aumentar a colaboração entre os diversos profissionais da equipe interdisciplinar, ao mesmo tempo facilitou o controle das tarefas executadas e o acesso à informação. Estes resultados melhoraram a qualidade do atendimento da ASAPI podendo seradaptadas e utilzadas por outros Hospitais Filantrópicos do Brasil e quem sabe do mundo. Foram realizadas pesquisas em revistas, livros e sítios da internet com trabalhos relacionados com Gestão Hospitalar e TI.
Palavras-chave: Gestão Organizacional; Hospital Filantrópico; Tecnologia da Informação.


1


1. INTRODUÇÃO
As transformações, por que passou a Sociedade de uma forma geral, modificaram osmeios de produção. A sobrevivência organizacional era garantida simplesmente através de uma estrutura hierárquica e burocrática. Entretanto, as mudanças cada vez mais constantes transformam o cenário econômico e a forma de se trabalhar, obrigando as organizações a remodelar o seu processo produtivo e a repensar o seu modelo de gestão de modo a conquistar as vantagens competitivas quesustentarão a sua existência (RODRIGUES: 2002).

Característica desta “nova” Sociedade, denominada por autores como Borges (2000), Carvalho e Kaniski (2000), Werthein (2000) e Pestana et al (2003) como a “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, a democratização do acesso a informação através dos meios eletrônicos ao mesmo tempo potencializam as oportunidades também aumentam os riscos e a insegurança.Produtos e serviços são “copiados” em tempo recorde tornando a competição mais acirrada. O acesso à informação e a gestão do conhecimento transformam-se em ferramentas básicas para o gerenciamento e fonte de recursos que tendem a melhorar a competitividade global da organização.

Os clientes mais informados e a concorrência global são características dessa “nova” sociedade, pois, tornam asdecisões cada vez mais dependentes de informações corretas e que estejam à disposição no momento exato. Nesse contexto a inovação e conhecimento passam a ser os responsáveis pelo crescimento das organizações (RODRIGUES: 2002). O setor de saúde também se depara com esse desafio, o “paciente” a cada dia esta mais exigente, fazendo com que os hospitais (foco central desse estudo) tenham que mudar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão estratégia e tecnologia de informação
  • GESTÃO DO MEDO DA MUDANÇA NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ATUAR NA GESTÃO ORGANIZACIONAL
  • A utilização das tecnologias de informação e de comunicação
  • 1 Estrategia em Tecnologia da Informacao
  • A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM APOIO À GESTÃO: ESTUDO EM UMA PEQUENA EMPRESA
  • Gestão de tecnologia hospitalar
  • Tecnologia de Gestão Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!