Utililização de mapas conceituais

636 palavras 3 páginas
Utilização de Mapas Conceituais

Segundo Moreira (2006) os mapas conceituais devem ser entendidos como diagramas bidimensionais que procuram mostrar relações hierárquicas entre conceitos de um corpo de conhecimento e que derivam sua existência da própria estrutura conceitual desse corpo de conhecimento.

O mapa conceitual permite uma visualização da estrutura dos conceitos, partindo dos mais gerais e inclusivos até os conceitos mais específicos, utilizando o princípio ausubeliano (Ausubel, 1980) da diferenciação conceitual progressiva. Partindo do princípio que as pessoas pensam através de conceitos, o mapa conceitual serve para externar esses conceitos e melhorar o pensamento.

O mapa conceitual é uma ferramenta que permite combinar o que é familiar ao aluno com o desconhecido, favorecendo uma assimilação na estrutura cognitiva do aluno, pois facilita a visualização dos significados dos conteúdos estudados, permite também a reflexão por parte dos alunos sobre a estrutura do conhecimento e sobre o processo de produção do conhecimento (Novak, 1984).

A utilização de mapas conceituais no estudo da física facilita a aprendizagem dos conceitos, tendo em vista:
- a organização e hierarquização dos conceitos;
- a interligação entre o conhecimento prévio dos alunos com os novos conhecimentos;
- a visualização diagramática da estrutura do conhecimento;
- os conteúdos da física possuem conceitos mais inclusivos que podem facilitar a aprendizagem de novos conceitos.
Eis um exemplo da aplicação do mapa conceitual no estudo da física, podemos ver abaixo um mapa conceitual desenvolvido para o estudo da cinemática, podemos verificar as relações existentes entre os conceitos mais inclusivos, que nesse caso seria o conceito de movimento, com os novos conceitos, que seriam os diversos tipos de movimento e suas características.

O estudo da física, bem como o das outras ciências, não ocorre de forma individual, há sempre uma interligação com outras matérias e até

Relacionados

  • ACESSIBILIDADE
    24826 palavras | 100 páginas
  • Plano de negócios
    35201 palavras | 141 páginas
  • 1395160208529
    34237 palavras | 137 páginas