Utilidades Do Canh O Girat Rio De Leonardo Da Vinci

346 palavras 2 páginas
Utilidades do Canhão Giratório de Leonardo da Vinci

Para fugir do simples modelo de canhão com rodinhas, Leonardo da Vinci, decidiu inovar a obra e criar uma estrutura fortificada em madeira, com 16 bocas de fogo de artilharia, sendo possível girar e fazer vários disparos em diversas direções. Infelizmente o projeto não saiu do papel, pois com a baixa tecnologia e recursos era impossível fazer com que uma estrutura tão pesada fosse firme e dinâmica ao mesmo tempo.

A principal motivação para Leonardo da Vinci recriar um novo esquema para o canhão foi o fato de permitir que seu poder de fogo em batalha fosse de uma potência inigualável no típico campo de batalha Renascentista sendo assim mais leve e prático.

Uma boa parte da vida de Leonardo da Vinci foi passada uma terrível época de instabilidade e grandes conflitos. Talvez por instinto de auto sobrevivência, soube colocar o seu lado engenhoso a serviço dos grandes senhores poderosos, demonstrando que não apenas pintar, mas também criar toda uma espécie de poderio na qual poderiam eles beneficiar em campo de batalha. Com isso começou a trabalhar como engenheiro militar - o que quer que isso tenha significado na época - tal atividade que durou longos anos, primeiro para o Duque de Milão e depois para os Doges de Veneza.

Uma das muitas máquinas engenhosas que desenhou para os senhores da guerra foi o canhão de 12 canos, uma das primeiras armas executadas, em 1480, quando ainda trabalhava em Florença. Ela é constituída por um conjunto de 12 bocas de fogo dispostas em leque montadas sobre um carro.

Esses canhões foram desenhados com o intuito de poderem exercer a função de disparo tanto individualmente como em conjunto, dependendo assim de cada situações e de seus possíveis transtornos.

Com essa disposição não lhe permite apenas uma frente de tiro muito larga como também torna seu carregamento mais fácil, já que uma vez as culatras se juntam num único ponto. Suas rodas permitem uma grande mobilidade em

Relacionados