Usunas nucleares

913 palavras 4 páginas
Usina Nuclear carlos alberto

Objetivo:

Utilizar energia nuclear para produzir eletricidade .

Funcionamento

Circuito primário : A fissão dos átomos das pastilhas de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 305 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius , esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica, através do pressurizador. Esta água é conduzida ao gerador de vapor, onde transforma uma segunda água em vapor, que vai girar a turbina. A água do circuito primário retorna ao reator, para ser de novo aquecida, formando um circuito fechado.

Circuito secundário: o calor desprendido da água do reator aquece água do gerador de vapor, formando o vapor, que move a turbina e esta o gerador elétrico. Tal vapor se transforma em água e volta ao gerador de vapor para ser novamente vaporizada.

Circuito ou sistema de água de refrigeração : para se condensar o vapor necessita-se da água fria de uma represa, de um rio ou do mar. A água circula através de tubos, onde está o vapor, formando-se novamente a água no estado líquido. Parte dessa água do tubo vira vapor, que sai pela chaminé da torre de resfriamento.

Medidas de Segurança no Reator Nuclear

Varetas do elemento combustível

Varetas de controle

Vaso de Pressão

É montado sobre uma estrutura de concreto, com cerca de 5 m de espessura na base.

Contenção

O Vaso de Pressão do Reator e o Gerador de Vapor são instalados em uma grande “carcaça”de aço, com 3,8 cm de espessura em Angra 1. Esse envoltório, construído para manter contidos os gases ou vapores possíveis de serem liberados durante a operação do Reator.

Edifício do Reator

Relacionados