ustificativas e motivações do consumo e não consumo de café

6919 palavras 28 páginas
ISSN 0101-2061

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Justificativas e motivações do consumo e não consumo de café
Coffee consumption and non-consumption justifications and motivations
Aline Cristina Arruda1, Valéria Paula Rodrigues Minim1*, Marco Aurélio Marques Ferreira2,
Luis Antonio Minim1, Neuza Maria da Silva3, Claúdio Furtado Soares4
Resumo
O estudo do perfil dos consumidores e dos fatores envolvidos no processo de compra do café é uma ferramenta importante na identificação dos diferentes segmentos deste mercado e de suas potencialidades. Por outro lado, também é importante compreender porque alguns consumidores recusam a bebida. Portanto, objetivou-se neste trabalho entrevistar os moradores da cidade de Belo Horizonte – MG, a fim de identificar consumidores e não consumidores de café, para traçar o perfil de ambos, descrever suas características, fatores motivacionais e justificativas para consumo ou não do café. Para isto, 250 consumidores foram entrevistados e os resultados avaliados de forma descritiva.
Os resultados revelaram que a bebida é consumida por uma parcela heterogênea e que corresponde à maioria da população. Em geral, os consumidores associam o consumo do café ao hábito, prazer, família, amizade e trabalho. Isso indica as motivações para o seu consumo reflete o significado social da bebida quer no âmbito doméstico, trabalho ou no círculo de amizade e que este significado está fortemente associado aos hábitos e costumes da sociedade brasileira. Observou-se a necessidade de expansão deste mercado entre os jovens.
Palavras-chave: café; consumidor; não consumidor; mercado; motivação.

Abstract
The study of consumer’s profile and the factors involved in the process of coffee purchase is an important tool in the identification of the different segments of this market and its potentialities. On the other hand, it is also important to understand the reasons why some consumers refuse the drink. Therefore, the aim of this study was

Relacionados

  • Cartas A Um Jovem Terapeuta Contardo Calligaris
    27299 palavras | 110 páginas