USO E/OU IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

1644 palavras 7 páginas
Uso e/ou importância do Geoprocessamento como ferramenta para o processo de Licenciamento Ambiental
Aluno: Hudson de Paiva Ferreira (Pólo: Governador Valadares – MG)
Resumo

Dentro dos diferentes aspectos de abordagem de conservação Ambiental e legislação vigente, é fundamental o uso de ferramentas confiáveis e incontestáveis para dar margem às atividades de licenciamento e manejo ambiental. O Geoprocessamento é um conjunto de tecnologias como GPS, Imagens de Satélites, fotos aéreas, e outros; bem como hardwares e programas de computador específicos (Software), tecnologias essas voltadas à geração de informações, tratamento e análise de dados espaciais, aplicadas à organização, planejamento e gestão do espaço geográfico. O geoprocessamento abrange, assim, uma série de tecnologias que lidam com imagens, mapas digitais, posicionamento preciso de pontos na superfície terrestre, sistemas de informação geográfica, bancos de dados, ambientes computacionais voltados à interpretação de fenômenos relacionados à Terra e permite análise eficaz de campo para atender aos diversos esforços legais voltados sustentabilidade e meio ambiente.

Palavras-chave: Conservação Ambiental, Avanços Tecnológicos, Geoprocessamento.

Introdução

A coleta de informações sobre a distribuição geográfica de recursos minerais, propriedades, animais e plantas sempre foi uma parte importante das atividades das sociedades organizadas. Até recentemente, no entanto, isto era feito apenas com documentos e mapas em papel; isto impedia análises que combinassem diversos mapas e dados. Como o desenvolvimento simultâneo, na segunda metade do século passado, da tecnologia da informática, tornou-se possível armazenar e representar tais informações em ambiente computacional, abrindo espaço para o aparecimento do geoprocessamento.
Nesse contexto, o termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas