Uso e ocupa o da Bacia do c rrego Lajeado Artigo

1155 palavras 5 páginas
Uso e ocupação da Bacia do córrego Lajeado
Kalil Assis Tavares
Fabio

Resumo
Este artigo teve como objetivo verificar os impactos causados pelo uso e ocupação da bacia do córrego Lajeado, através de técnicas de geoprocessamento e visita de campo.

1. Introdução
Conforme Assad e Sano (1993) ter conhecimento das características naturais do meio ambiente, por exemplo, solos, clima, vegetação local, relevo e unindo-se as características socioeconômicas, por exemplo, população, produção, e formas de uso, são essências para a avaliação do potencial de uso e ocupação do solo, determinando através de estudos, práticas mais sustentáveis com o menor impacto ambiental e social possível.
As bacias hidrográficas como fontes permanentes de água demandam monitoramento adequado quanto ao seu uso e do seu entorno, levando em consideração as condições naturais, sociais e econômicas que podem suportar.
As preocupações quanto ao uso do solo, dos recursos hídricos, desmatamento para inserção de culturas, entre outros, tem aumentado gradativamente, pois estes recursos estão ligados aos impactos ambientais e tem sido determinantes para o desaparecimento de rios e lagos.
Quanto a preocupação pela degradação causada pelo uso do solo em bacias hidrográficas Ruhe (1975) e Bahia (1992) destacam a erosão, a erosão hídrica, ocasionada pela água das chuvas, principal causa do empobrecimento do solo levando a destruição da estrutura do solo, sua intensidade vai se dar de forma mais rápida ou lenta de acordo com as condições ligadas ao manejo do solo e água e da natureza da comunidade vegetal presente.
Outra forma de degradação preocupante é ocasionada pelo desmatamento para inserção das culturas, utilizando técnicas agrícolas inadequadas, através do uso inadequado dos recursos naturais pode ocorrer à perda e contaminação dos solos e recursos hídricos.
Segundo Rosa (1990) o constante monitoramento das formas de uso do solo e recursos hídricos e seus registros podem facilitar a elaboração e

Relacionados