Uso e importância do geoprocessamento como ferramenta para o processo de lincenciamento ambiental

652 palavras 3 páginas
IMPACTOS NEGATIVOS DA CONSTRUÇÃO DA VIA MANGUE

Figura 01 : Projeto Via Mangue.
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/pr/secplanejamento/viamangue.html

Figura 2: Imagem ilustrativa da futura Via Mangue (em destaque). Fonte:
EIA/RIMA/CONSULPAN, 2008.

A VIA MANGUE NÃO É VIÁVEL PARA O TRANSPORTE PÚBLICO
O projeto Via Mangue, propõe a construção de uma ciclovia, mas não proporciona melhorias para o transporte coletivo, isto é, há a promoção de exclusividade, segundo o projeto, da via servir apenas para carros de passeio, em detrimento do transporte público, promovendo, assim, futuros problemas de congestionamentos.

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
A construção da Via Mangue está sendo em torno de uma das últimas áreas de unidade de manguezal do estado, área essa conhecida como Parque dos Manguezais, que está localizado na zona sul da cidade do Recife, entre os bairros da Imbiribeira, Boa Viagem e Pina (informação ilustrada na figura 2).
O Parque dos Manguezais é considerado como um dos maiores manguezais urbanos do mundo, com 307,83 hectares de área e é protegida por Legislação específica, ou seja, regulamentada como uma Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA), e está sob responsabilidade da Marinha do Brasil (RECIFE, 2004). Ao seu redor vivem, em média 10 comunidades, composta por centenas de famílias, que tiram seu sustento da pesca extraída dos rios que circundam o parque, os rios Jordão e Pina.
Por possuir uma variada biodiversidade e ambiente de nascedouro para variadas espécies, o parque foi durante muito tempo, uma área que não sofria especulações mercadológicas, em função de sua importância ambiental para a cidade. Todavia, na tentativa de minimizar os constantes congestionamentos e melhorar o fluxo em direção à zona sul, a administração local propôs há algum tempo, um plano de melhoria do fluxo, intervindo diretamente nas áreas ambientalmente protegidas, resultando, desta forma, em vários questionamentos de diversos setores da sociedade.
Outro

Relacionados

  • geoprocessamento
    2240 palavras | 9 páginas
  • USO E/OU DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
    2190 palavras | 9 páginas
  • Menina loas
    27403 palavras | 110 páginas