USO DO SENSORIAMENTO REMOTO PARA A ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DA ÁREA VERDE NO PARQUE ECOLÓGICO DO COCÓ EM FORTALEZA-CE

1674 palavras 7 páginas
USO DO SENSORIAMENTO REMOTO PARA A ANÁLISE DA
DEGRADAÇÃO DA ÁREA VERDE NO PARQUE ECOLÓGICO DO
COCÓ EM FORTALEZA-CE
Amanda de Macêdo Peixoto
Departamento de Geologia – Universidade Federal do Ceará

Resumo
O objetivo desse trabalho foi reunir informação sobre o uso do sensoriamento remoto para a análise de mudanças ocorridas na faixa do
Parque Ecológico do Cocó situado em Fortaleza – CE, bem como também a análise algumas técnicas de processamento de imagens e imagens de satélites. Com ênfase na avaliação das transformações ocorridas observado entre os anos de 1993 a 2004 da sua área verde com o meio urbano.

Introdução
O aumento populacional em cidades vem crescendo cada vez mais devido à industrialização, o difícil acesso a terra, as atrações exercidas pela cidade sobre a população rural, entre outras causas. Segundo Silva-Filho, 2005, mais de 87% da população brasileira vive organizada em áreas urbanas. Essa dinâmica social não foi organizada a tempo de se prevenir algumas situações que hoje comprometem a qualidade de vida da população.
As cidades são compostas por construções que substituem a área natural, como por exemplo, o Parque Ecológico do Cocó em Fortaleza, que vem sendo devastado devido a construções de residências, de praças, asfalto, para beneficiamento do homem. Seu limite está constantemente sofrendo problemas de impacto ambiental e degradação do bioma (nesse caso o mangue). O Parque Ecológico do Cocó, considerados um dos maiores parques ecológicos urbanos da América Latina, tem influencia direta na qualidade de vida de quem mora na capital. E não se trata apenas de paisagem, mas de sobrevivência.
Muitos autores falam sobre os aspectos positivos das árvores nas cidades, os quais podem ser medidos, monitorados ou estimados. Sendo assim, podem ser incluídos no planejamento urbano como meio de avaliação de melhoria climática e estética das cidades; redução da poluição atmosférica e sonora; entre outros benefícios.

1

Relacionados