Uso do DNA

Páginas: 4 (926 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
Introdução
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um dos ácidos nucleicos e pode ser encontrado tanto no interior quanto no exterior das células. Embora o DNA tenha se tornado conhecido apenas nasúltimas décadas devido à popularização dos exames para identificação de paternidade duvidosa, ele já era conhecido no meio científico desde o início da década de 1950, quando ficou comprovado que o DNA éo material que constitui os genes. Através doDNA é possível identificar pessoas para esclarecer uma possível participação em um crime e também na realização de testes de paternidade. É importantelembrar que, com exceção dos gêmeos univitelinos, o DNA de cada pessoa é único.
Paternidade
O DNA é formado por bloquinhos chamados de nucleotídeos, que se repetem em diferentes combinações em uma longacadeia. Mas até o chimpanzé tem mais de 95% do seu DNA idêntico ao do ser humano. Entre um ser humano e outro, então, a diferença é mínima. Por isso, o teste examina apenas trechos bem específicos,chamados de polimórficos porque variam muito de pessoa para pessoa. Os laboratórios usam kits, padronizados mundialmente, que examinam sempre os mesmos 13 a 19 trechos: é quase impossível que duaspessoas tenham as mesmas repetições em todos eles. "Trabalhamos com uma margem de certeza de 99,99%", afirma o geneticista Martin Whittlen, do laboratório Genomic, em São Paulo. Basicamente, a comparaçãodo DNA do filho com o do suposto pai confere se há o mesmo número de bloquinhos em cada um desses trechos. Como metade do DNA do filho vem da mãe, é importante analisar também o DNA dela, para evitarconfusão.
O trabalho começa separando o DNA do resto das células, por meio de detergentes e centrifugações. Em seguida, aplicam-se pedaços de DNA sintético, marcados com corante, que se ligam aostrechos a serem examinados. Depois, em um processo chamado eletroforese, os pedaços de DNA são separados por uma corrente elétrica de acordo com seu tamanho. Finalmente, um equipamento a laser faz a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • benefícios e limitações do uso do DNA mitocondrial
  • dna o dna
  • DNA
  • O que é DNA?
  • O DNA
  • DNA
  • DNA
  • o que é dna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!