Uso do Blog como ferramenta pedadogica nas aulas de Língua Portuguesa

5285 palavras 22 páginas
USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA

Marilene Lanci Borges Senra (SEED-UFPR)

RESUMO: Este trabalho foi realizado atendendo às exigências da Universidade Federal do Paraná, como requisito para a conclusão do curso de Especialização em Mídias na Educação. O Blog é um rico recurso educacional, que além de interessar os alunos, desenvolve suas capacidades de argumentação e leitura e promove uma interação necessária para que se proceda a comunicação. Com o uso do blog os eixos leitura, escrita e oralidade serão considerados possibilitando ao aluno estudar a Língua Portuguesa de forma mais interessante e motivadora. Serão realizadas atividades que desafiarão os alunos a argumentarem, colocando-se como autores do seu processo de conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Blog. Educação. Aprendizagem cooperativa.

ABSTRACT: This work was performed for the requirements of the Federal University of Parana, as a requirement for completion of the specialization in Media in Education. The Blog is a rich educational resource, which in addition to interest pupils, develop their capacities for reasoning and reading and promotes an interaction necessary for there to be communication. Using the axes blog reading, writing and speaking skills are considered allowing students to study the Portuguese language more interesting and motivating. Will be undertaken activities that challenge students to argue, placing themselves as authors of their learning process.
KEYWORDS: Blog. Education. Cooperative learning.

1. INTRODUÇÃO

A partir de um questionário aplicado em sala de aula, percebemos que os alunos não têm hábitos de estudo, resultado que não foi uma surpresa, haja vista o seu comportamento em relação à leitura e à produção de textos e a tarefas de um modo geral, desde o início do ano. Nossos alunos leem pouco e produzem menos ainda; seus pais pouco se interessam pelas atividades realizadas na escola, o que esbarra no aprendizado da Língua

Relacionados