Uso de tecnologias na escolas publicas(introdução)

Páginas: 9 (2077 palavras) Publicado: 13 de julho de 2013
INTRODUÇÃO

A palavra tecnologia teve a sua origem através das palavras gregas téchné, que é arte, arte no sentido de "produzir algo, buscando conhecer-se no que se produz" e logos, que quer dizer escrita ou falada - o verbo. Numa visão geral a tecnologia é o encontro da ciência com a técnica, e as chamadas novas tecnologias são métodos e aparelhos inovadores que surgiram no século XX naTerceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição dasinformações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Possuem como objetivo de facilitar o cotidiano das pessoas e conecta-las a todos os lugares em tempo real, por isso é importante utilizar os recursos tecnológicos naeducação.
As novas tecnologias vêm se expandindo pelo mundo inteiro, proporcionando criar aspectos metodológicos para o ensino e domínio de maiores informações, permitindo a escola uma nova visão reflexiva entre professor – aluno.
As novas formas de tecnologias surgiram no ambiente escolar para estreitar as relações entre professores e alunos e também criar uma nova possibilidade de analisar aligação da escola com a sociedade, permitindo com suas novas metodologias que ela interaja com os indivíduos da comunidade e até mesmo do mundo.
A tecnologia faz-se presente nas escolas, com o uso da televisão, aparelhos de DVD, data show, entre outros, visto como um fator importante na globalização das ideias e meio social.
As novas tecnologias trazem novos horizontes à escola. (Sancho, 1998;Tajra, 1998).
A escola precisa inserir os meios de comunicação na sala de aula proporcionando aos alunos uma aula mais dinâmica e participativa, ajudando-os a perceberem os pontos positivos e negativos sobre cada assunto, assim o professor pode estar mais próximo do aluno, podendo adaptar o ritmo de cada um e cada situação de aprendizagem. Os meios de comunicação atualizam o universo sensorial(visual e sonoro) e atraem o indivíduo em todos os sentidos, principalmente com o raciocínio da fala e da escrita.
De acordo com Hernandez e Ventura, “a escola é uma instituição que se organiza através de saberes historicamente acumulados e construídos e adquiridos no presente, sem esquecer que estando na era da tecnologia e globalização, esses saberes são dinâmicos e complexos, transformando-severtiginosamente. Hoje não há donos de saberes, pois as verdades são transitórias e não permanentes”.
Neste sentido, temos a tecnologia como algo que veio para somar, para melhorar o processo de ensino, pois é algo presente na realidade do aluno, de forma ou de outra, todos tem contato com a mídia.
A entrada das novas tecnologias nas salas de aula facilita a criação de projetos pedagógicos(Hernandez e Ventura, 1998) trocas interindividuais, comunicação à distância, redefinindo o relacionamento estabelecido entre professor e aluno. Os professores deixam de serem líderes oniscientes e os materiais pedagógicos evoluem de livros – textos para programas e projetos mais amplos. As informações se tornam mais acessíveis, os usuários escolhem o que querem, e todos se tornam criadores deconteúdos.
É aparente que o uso das tecnologias de informação e comunicação tornou-se uma necessidade no mundo inteiro. Vivemos em uma sociedade em que não dá mais para conviver sem as praticidades criadas pelas mesmas, que facilita as relações sociais e ainda oportuniza a proliferação do conhecimento.
A mídia por estar presente em todas as áreas do convívio social, vem conquistando cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso de tecnologias na gestão publica
  • uso da tecnologia na escola
  • O uso de tecnologias na escola
  • O uso das tecnologias na Escola
  • O uso da tecnologia nas escolas
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS
  • as novas tecnologias nas escolas publicas
  • Uso das Tecnologias de Informação na Administração Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!