USO DE PADR O MUNDIAL EM RELAT RIOS FAVORECE CONTADORES

375 palavras 2 páginas
USO DE PADRÃO MUNDIAL EM RELATÓRIOS FAVORECE CONTADORES

Esqueça a figura do contador introvertido, que passa o dia sentado entre papéis. O contador moderno, cobiçado no mercado internacional, é comunicativo e tem amplo campo de atuação.
Nos Estados Unidos, levantamento realizado pelo site de vagas Career Cast mostrou que a carreira, uma das mais submetidas por lá, tem salários altos e perspectiva de crescimento de 13% até 2022.
O profissional tem sido valorizado no exterior, sobretudo nas funções de especialistas em contas globais e contabilidade internacional.
O primeiro é o responsável pela gestão das operações das diversas unidades de uma multinacional como uma conta única.
Já o especialista em contabilidade internacional produz relatórios que seguem IFRS (sigla em inglês para as normas internacionais para relatórios financeiros).
Adotado no mundo todo, a IFRS permite a comparação dos relatórios de uma empresa no Brasil com outra empresa no Japão, por exemplo.
Gerente-executivo de controladoria e finanças de uma multinacional do setor de energia e telecomunicações, Robson Bessa, 33, passou os dois últimos anos em Cleveland, nos Estados Unidos.
A contabilidade internacional era uma de suas atribuições. “Estou voltando para lá por alguns dias para uma reunião com diretores financeiros da empresa em 16 países”, comenta.
Representante do Conselho Federal de Contabilidade, José de França conta que a adoção das normas internacionais pelo Brasil é recente. “Aqui começou a valer em 2010 e abriu as fronteiras para os profissionais brasileiros.”
Além do conhecimento do padrão, o contador brasileiro é bem visto no exterior pela complexidade da engenharia financeira do país.
“O ambiente econômico do Brasil, com regras tarifárias complexas e muito burocracia, faz com que o contador treine no modo ‘hard’”, brinca Edgard Cornacchione, professor de contabilidade e atuária da USP.
Para ser contador, no entanto, não basta do diploma de graduação. Segundo França, a profissão só

Relacionados

  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas