Uso de ligasem ppr protese parcial removivel

344 palavras 2 páginas
Assunto: Fracassos em Próteses Parcial Removível

Uso de ligas inadequadas ou impróprias para Prótese Parcial Removível

Quanto a este aspecto, o técnico de laboratório tem uma responsabilidade muito grande por ser um fator que fica estritamente sob seu controle. O sucesso nesta área da prótese, tem vinculo direto a qualidade da liga empregada para a confecção da armação metálica.
As ligas devem apresentar determinado grau de deformação elástica ,em função da espessura do componente da armação metálica, para isso precisa ser de boa qualidade . Não podem quebrar facilmente e também não podem ser muito maleável, se for muito friavel conduzira à fratura dos elementos componentes da armação,especialmente dos grampos de retenção,devido ao trabalho a que são sujeitos no ato de remoção e recolocação do aparelho na boca. No caso das muito elasticas podem ocorrer deformação permanente e comprometer os principios biomecânicos que devem reger a construção de aparelhos parciais removíveis.
Por isso o s profissionais devem estar bem atentos ao uso de ligas de boa qualidade, ainda que o custo seja mais alto, pois uma liga de má qualidade pode ocasionar falhas, frustando todo o esforço e o preparo da boca.

Técnicas de fundição

Outra fonte de erros que pode fracassar o trabalho é a fundição. Os materiais odontologicos tem tempo e temperatura certos para que apresentem os resultados considerados ideais. As tecnicas estabelecidas pelo fabricante devem ser seguidas.

Causas que dependem tanto do Profissional quanto Técnico

Ambos negligenciam e não levam em conta os principios basicos para confecção de P.P.R. isso ocorre muitas veses quando o profissional simplesmente molda a boca de um paciente e envia o molde ou o modelo para o laborátorio sem qualquer desenho ou orientação.
O técnico sabe que podera fracassar .A falta do preparo da boca apresenta-se evidente em sua análise, e o mesmo não

Relacionados