Uso de epis na constução civil

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
Justificativa.
A importância do EPI (Equipamento de Proteção Individual ) na Construção Civil.
A construção civil possui um alto índice de acidentes, aliado às péssimas condições de trabalho. Minimizar os riscos e buscar melhorias no ambiente de trabalho da construção civil é fundamental para o desenvolvimento de práticas de gestão da segurança e a saúde do trabalhador. A utilização deequipamentos de proteção individual na construção civil é necessária pelo risco de acidente, Percebesse que tem trabalhador que não tem orientação para o uso dos seus equipamentos, e as empresas as vezes dão poucos, por meios de redução de custos.
Pesquisas comprovam que no Brasil e o setor que tem 40% das autuações por irregularidade relacionadas a segurança do trabalho, de acordo como os dados (MTE ) Ministério de Trabalho e Emprego, de cada 100 processos administrativos auditores fiscais do trabalho, 37 envolvem empresas de construção civil em 2011, as 75.628 autuações realizadas 27.784 envolvia empresas responsáveis por canteiro de obras. Neste caso temos que orientar os trabalhadores ao uso dos EPI, que devem está em perfeita condições de uso, também devem ser fornecidosgratuitamente pelas empresas aos seus trabalhadores, as mesma devem também promova conversas e reuniões e treinamento para correta utilização e conservação dos equipamentos. Assim evitaremos acidentes tais como, impactos de objetos, quedas, ruídos, produtos químicos, biológicos e a ergonomia, ou seja o trabalhado está sujeito a danos internos e externos ao seu corpo, dentro do canteiro de obras,pois a falta de cuidado dos trabalhador pode ocasionar danos a si mesmo e seus companheiros de trabalho.
O relacionamento entre as pessoas e os equipamentos, quando bem planejados , visam proteger o trabalhador que no ambiente de trabalho ele tenha um bom desempenho produtivo, e seu corpo está protegido na sua segurança e conforto.

Delimitação do tema
Qualidade é, atualmente, exigência com aqual as empresas convivem diariamente. Os consumidores estão tomando consciência de seus direitos e já não escolhem um produto ou serviço apenas pelo preço. A qualidade tornou-se fator crucial numa decisão de compra e, constitui grande diferencial de uma empresa em relação a outra.

As empresa parecem estar despertando para a realidade de que a qualidade é uma exigência da qual não podemfugir. Pecam, contudo, quando não fazem uma interação entre estes objetivos e um eficiente programa de segurança.

As pessoas são os agentes dinamizadores da organização e é utópico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuições se o próprio ambiente de trabalho não lhes proporciona segurança. Não pode existir qualidade onde há insegurança. A qualidade de uma empresa depende,primordialmente, dos seus recursos humanos e, levando-se em conta que o medo é uma das mais fortes emoções, é inconcebível pensar que um operário possa desempenhar de maneira satisfatória, suas funções, em um ambiente que não inspira segurança.

O problema.

A Segurança do Trabalho terá que agir com os equipamentos de proteção a fim de diminuir os riscos existentes em um ambiente trabalho,que neste caso, será a Construção Civil. Para o bom funcionamento de uma obra, não basta projetar máquinas que minimizem erros humanos. Equipamentos de Proteção Individual exigem papel central neste cenário, assim como o cuidar de quem opera as máquinas.
Após minimizarmos todos os riscos existentes com outras ferramentas (treinamentos, conscientizações, informações, etc.) precisaremosconhecer os tipos, a função e a proteção que cada equipamento de proteção individual e coletiva irá oferecer para os nossos colaboradores.
A indústria da Construção Civil sempre foi considerada uma das atividades que mais ocorrem acidentes com os trabalhadores, com mais probabilidade de fatalidade. E em 1977 foi criada a Norma regulamentadora 18 para ajudar a diminuir estes acidentes. Sendo assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso de epis na construção civil
  • Uso de epis na construção civil
  • Uso de EPIS na Construção Civil
  • Uso da fibra vegetal na constução civil
  • Uso dos epis
  • Uso de Epis
  • Uso de epis
  • uso de epis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!