Uso de drogas ilícitas

Páginas: 12 (2833 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
C.M.L.E.M.








O USO DE DROGAS ILÍCITAS EM ITAPETINGA












ITAPETINGA- BA
2013
C.M.L.E.M.

ALUNOS: ****






O USO DE DROGAS ILÍCITAS EM ITAPETINGA




PESQUISA APRESENTADA À
ROFESSORA LEANDRA COUTO.








ITAPETINGA- BA
2013JUSTIFICATIVA
As drogas é um assunto bastante polêmico devido ao alto índice de morte. O nosso trabalho tem como proposta conscientizar os jovens das armadilhas dessa substância tão prejudicial à saúde. Atualmente os jovens encontram-se á mercê das drogas, com difusão de vários tipos de substancias alucinógenas ou estimulantes, que são encontradas facilmente apesar de serem denominadas ilícitas.
.Para elaborar esse trabalho, foi útil um responsável por um dos alunos para que fosse realizada uma pesquisa de campo com ex e atual usuários de drogas. Utilizamos alguns artigos da internet e entrevista com um soldado da cidade.
Em relação à parte histórica do trabalho não vamos aprofundar muito, pois iríamos falar de vários anos atrás. E nosso foco é trazer esse assunto para o mais próximo darealidade, a partir do séc. XX para o séc. atual. Como era o consumo e quais eram os perfis dos usuários do início do séc. XX?
Pois bem, eram os filhos de burgueses, que praticavam relações sexuais com uso de drogas, também era bastante utilizado em prostíbulos. No Brasil, passou a ter um código penal no combate às drogas, depois que as drogas começaram a chegar aos excluídos (pobres, negros eimigrantes), como eles o adjetivavam na época, más a maconha foi a única que ainda não era considerada ilícita nessa época, veio passar a ser ilícita a partir da década de 30.
Na década de 60, no período do regime militar foi quando iniciou facções criminosas, em especial no Rio de Janeiro. Anos depois, esses meliantes visto que não estavam tendo um fim lucrativo em assalto a bancos e sequestros,decidiram investir no tráfico de drogas.








OBJETIVO
Alguns jovens não sabem administrar as problemáticas vivenciadas durante o amadurecimento emocional e intelectual, transformando o que era pra ser uma tranquila passagem para a vida adulta em um completo caos.
A droga é algo que está chamando muito a atenção de um grande número de adolescentes, seja por diversos motivos que podemser enumerados, como a curiosidade própria da idade, frustrações, o tédio que caracteriza a mudança de deixar de ser adolescente para ser adulto, vencer a timidez, sentir prazer e principalmente por acreditar, muitas vezes que as drogas aumentam a criatividade. Enfim, fatores externos e internos concorrem para práticas autodestrutivas, levando os jovens e adolescentes a escolher cada vez mais umasolução química para aquilo que não são capazes de resolver. A dependência a substâncias químicas ilícitas (drogas) e principalmente lícitas está se tornando uma fonte crescente e alarmante de preocupações relacionadas à saúde e principalmente a sociedade que contém regras que inviabilizam e condenam o uso das drogas.
Entretanto, o comércio ilegal de drogas manipula recursos altíssimos,considerando que o tamanho e o poder deste comércio conseguem não apenas sobreviver, mas cresce de forma permanente, apesar de todos os esforços que são enviados para combatê-lo. Outro fator importante a considerarmos de início é o fato de sofrermos o processo de formação de conceitos que configuram o senso comum a respeito de drogas e, por consequência, muitas vezes, esses conceitos preestabelecidos, sãoautomaticamente reproduzidos, é necessário, então revermos nossas atitudes frente a essa situação.
Este fato decorre devido nós procurarmos respostas de especialistas, em livros, programas educativos ou até em contato com pessoas que já tenham vivenciado este problema e o tenham solucionado. Contudo, as conclusões são diferenciadas e o problema é que, muitas vezes, não sabemos como abordar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso de drogas licitas e ilicitas
  • Adolescência: Sexualidade e Uso de Drogas Ilícitas
  • O uso de drogas ilícitas habitualmente ou em serviço
  • O uso de drogas lícitas e ilícitas e suas consequências sociais e econômicas
  • O Uso De Drogas Lícitas E Ilícitas E Suas Consequências Sociais E Econômicas O USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS...
  • Drogas ilícitas
  • Drogas ilicitas'
  • DROGAS ILICITAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!