USO DE COMPONENTES SEMICONDUTORES USADOS COMO CÉLULAS FOTOVOLTÁICAS

1843 palavras 8 páginas
USO DE COMPONENTES SEMICONDUTORES USADOS COMO CÉLULAS FOTOVOLTÁICAS

1 INTRODUÇÃO

A transformação da energia solar em energia elétrica acontece através do efeito fotovoltaico que foi descoberto por Edmond Bequerel em 1839. Foi visto a existência de uma tensão elétrica quando medido entre as extremidades de um semicondutor no momento que sobre o mesmo é incidida uma luz. No ano de 1956 foram construídas as primeiras células fotovoltaicas [1].
As células fotovoltaicas são agrupadas em associações em série e em paralelo para produzir corrente e tensão adequadas às aplicações elétricas. O conjunto é encapsulado, para proporcionar proteção mecânica contra danos externos, compondo assim os módulos fotovoltaicos, os elementos básicos oferecidos no mercado, que possuem uma densidade de potência de 10Wp/m² [4].
A energia solar teve um crescimento na sua utilização nos últimos anos. Durante a década de 1990 teve uma taxa de crescimento estimada em 20% ao ano, e entre os anos de 2000 a 2003 superou os 40%. Na atualidade a produção de módulos fotovoltaicos ultrapassa a marca de 756MWp por ano[4].
Apesar do seu crescimento acelerado e da redução do seu custo de fabricação de U$720/Wp em 1970 para cerca de U$3,5/Wp em 2001, não foi verificado a explosão deste mercado tal como previsto, sobretudo porque não existiu demanda espontânea que a queda nos custos deveria induzir[4].

2 UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL

No nosso país foram programadas e projetadas algumas atividades de incentivo a difusão da tecnologia de geração da energia elétrica através do sol durante a última década, do mesmo modo que se consolidaram alguns grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O PRODEEM foi um destes projetos inovadores. Foi elaborado pelo Ministério das Minas e Energia em parceria com os governos estaduais e municipais [4].
Esse programa teve como função principal fornecer energia elétrica para as comunidades distantes, tendo fundamentalmente um fim social.

Relacionados

  • Regiliao
    80702 palavras | 323 páginas