USO DE BACTÉRIAS REDUTORAS DE SULFATO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO SULFATO E METAIS

1287 palavras 6 páginas
1. Introdução

1. 1. Processo anaeróbio de tratamento de efluentes

Os processos biológicos anaeróbios são usados no tratamento de despejos industriais e municipais concentrados em matéria orgânica, suas vantagens são o baixo consumo energético e a reduzida produção de lodo. A comprovada presença no lodo anaeróbio de bactérias redutoras de sulfato (BRS) representa uma possível tecnologia alternativa de tratamento visando a remoção dos metais de efluentes contaminados.

1. 2. Microbiologia e bioquímca do processo anaeróbio A digestão anaeróbia é um processo fermentativo complexo de flora mista que envolve diferentes reações bioquímicas. Estas são responsáveis pela conversão de substratos orgânicos, em uma mistura de gases, composta, principalmente, por metano e gás carbônico. Nesse processo, o aceptor de elétrons é, geralmente, uma molécula inorgânica (nitrato, sulfato ou nitrito). Dependendo da composição do substrato disponível, as diversas bactérias presentes no lodo anaeróbio seguirão diferentes vias metabólicas. No primeiro estágio da digestão anaeróbia, a hidrólise dos carboidratos, proteínas e lipídeos origina açúcares, aminoácidos, ácidos graxos de cadeias longas e álcoois que fermentados podem produzir ácidos orgânicos voláteis No segundo estágio atuam 3 grupos bacterianos distintos, as bactérias acetogênicas, as bactérias homoacetogênicas e as bactérias redutoras de sulfato, utilizam os intermediários solúveis, produzidos no primeiro estágio, para a formação de mais acetato, H2, CO2 e também H2S.No terceiro estágio, conhecido como metanogênese, atua um grupo de bactérias especiais, as metanogênicastidas como responsáveis pela fase limitante do processo, produzem o metano, a forma gasosa mais reduzida do carbono na natureza.

1. 3. Bactérias redutoras de sulfato (BRS) Nesse processo apenas uma pequena parcela do enxofre reduzido é assimilada pelos microrganismos, sendo a maior parte excretada na forma de íon sulfeto normalmente

Relacionados