USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

6446 palavras 26 páginas
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

LUCIMAR FRANCISCA BARBOSA DAVID
JOÃO COELHO NETO

RESUMO

A tecnologia e os conceitos tecnológicos modernos permitiram que as interatividades junto ao acesso à informação chegassem às salas de aula. Dessa forma, tablets, lousas digitais, recursos multimídias, redes sociais e sites educativos se tornaram grandes parceiros dos professores na hora de ensinar. Identificado essas ações este artigo apresenta uma reflexão acerca da linguagem estabelecida entre professor e aluno nos dias atuais e a influência das TDIC no processo de ensino e aprendizagem, visto que, as alterações que a sociedade atual, está imputando ao ambiente escolar. No desenvolvimento dessa pesquisa, foi utilizada a pesquisa de caráter qualitativa na modalidade exploratória, com base nas interpretações de questionários. Com base nessas formalizações metodológicas, essa pesquisa tem como base analisar a bibliografia corrente do uso das TDIC na formação de professores, principalmente, na área de educação inclusiva Identificado essas proposições, as considerações finais desse artigo, visaram analisar quais os recursos áudios visuais e mídia assistivas para auxilio na educação especial e qual o nível de preparo dos educadores em relação a esses recursos.

Palavras-chave: TDIC, Formação de Professores, Educação Inclusiva.

INTRODUÇÃO

Buscar uma educação de qualidade, tem sido um dos grandes desafios encontrados por todos aqueles que trabalham com a formação dos profissionais da educação, dessa forma, novas perspectivas começam a ser discutidas, para a construção de uma escola de qualidade e comprometida com a cidadania (ALARCÃO, 2003)
Atualmente, ainda em Alarcão (2003) aborda que a mídia obtém um poder esmagador e sua influência é enorme sob a estrutura social e cultural de nossa sociedade.
Com isso, a escola, hoje, não é mais a detentora do saber, as informações e conhecimentos chega de todos

Relacionados

  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas