Uso das cores nos movimentos arquitetônicos

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ

Francisco Ferrário Lima Filho

USO DAS CORES NOS MOVIMENTOS ARQUITETÔNICOS: ART NOUVEAU, MODERNISMO E ECLETISMO.

TERESINA
11/12

USO DAS CORES NOS MOVIMENTOS ARQUITETÔNICOS: ART NOUVEAU, MODERNISMO E ECLETISMO.

TRABALHO CIENTÍFICO
Uninovafapi – Centro Universitário.
Aluno: Francisco Ferrário Lima Filho
3ºPeríodo de Design de interiores.
Prof.ª Karina Ferraz

TERESINA
11/12

RESUMO

O trabalho tem o objetivo de mostrar o usos das cores nos movimento arquitetônico como Art Nouveau, Modernismo e Eclestimo.

Palavras-chave: Cor, Art Nouveau, Modernismo e Eclestimo.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO05

SIGNIFICADO DE CORES 06

A COR NOS MOVIMENTOS 07

ART NOUVEAU08

MODERNISTA 09

ECLETISMO 10

CONCLUSÃO11

BIBLIOGRÁFIA 12

ANEXOS 13

INTRODUÇÃO

A cor tem sido uma referência constante para estudiosos de estéticas, estilística e comunicação, assim como para oscriadores de imagens e dissertações visuais: para artistas plásticos, arquitetos, cineastas, cenógrafos, designer, carnavalescos, críticos de arte, enfim, para todos os que pesquisam ou utilizavam os efeitos e conceitos fundamentais da cor.

05
SIGNIFICADO DE CORES

Cores são percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto aosistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. Por isso, dizemos que os objetos não tem cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.
A cor tem muito a ver com a iluminação, e com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta corautomaticamente pela cor já existente. Portanto embora a radiação mude a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos. A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria, ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente, e a intensidade da cor que é caracterizada pela força da cor.

As cores sãodivididas em primárias, secundarias, terciárias e neutras. As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, as cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, o verde, o roxo e o laranja, as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias; as terciárias são todas as outras cores.  As cores neutras tem pouco reflexo, elas são maisusadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que claros são chamados de beije.

06

A COR NOS MOVIMENTOS.

Um dos principais itens relacionado e presente em todas as etapas da história da arquitetura. E por várias períodos foi limitado pelo uso da natureza dos materiais empregados. A cor vem sendo usada tanto para o uso em interiores quanto em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso das cores
  • Monografia O uso das cores
  • Uso das cores na publicidade
  • O uso das cores na midia
  • Uso das cores no marketing
  • USO TERAPEUTICO DAS CORES
  • IHC uso das cores
  • O uso da comunicação em movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!