Uso da terra, desmatamento e queimadas - monografias - shirleyvilela

1971 palavras 8 páginas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AULA 1

1- APRESENTAÇÃO :

O meio ambiente é você, a casa, o bairro, a cidade, o estado, o país, o universo.

Desenvolvimento sustentável, saúde, alimentação, poluição, lixo. Há quem enxergue nesses aspectos apenas fatos negativos. Mas o exercício da Educação Ambiental nos indica que é preciso um olhar menos endurecido e mais consciente para as nossas ações individuais e coletivas. Ë necessária a busca da coerência para uma proposta de coexistência num universo onde somos todos habitantes de uma mesma morada, a Terra. O ser humano, o bicho, a planta, a terra, o fogo, a água e o ar se entrelaçam numa teia de interdependência. Pertencemos ao todo e por isso não há possibilidade de separar, dividir, discriminar.

Para trabalhar a educação ambiental não precisamos ser “ambientalistas” ou especialistas com diplomas e outros atributos. Basta o cidadão ter consciência da sua condição e perceber que é possível sonhar e projetar possíveis transformações no ambiente em que vive. Aprender a exercitar em nós mesmos a virtude da prudência. A prudência é a qualidade da ação inteligente e cautelosa para evitar danos ou erros. É o bom senso em perceber que os recursos naturais são finitos. A imprudência na utilização desses recursos pode levar o Planeta ao esgotamento, afetando todo o equilíbrio.

Integridade significa o ato de completar, somar, tornar inteiro as partes. Representa a recuperação dos valores ambientais e a íntima associação entre o humano e os demais seres do Planeta. Abandonar a presunção do domínio é um bom começo para o ser humano voltar a se sentir em “casa”, maravilhando-se com a continuidade da vida para buscar um desenvolvimento compatível com as leis da natureza. É preciso reunir todos os parentes dessa grande família que se chama Terra.

De antemão, é necessário reconhecer que a Educação Ambiental não é uma disciplina específica e sim multi , trans e interdisciplinar. Portanto, ao abordar-se a fauna e a

Relacionados