Uso da radiação para os alimentos

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2015
O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período predeterminado. As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons.
O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através dealterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes. A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, pela alteração de sua estrutura molecular, o que permite prolongar a validade de alguns produtos.
Demonstração


Sem radiação                                                            Com radiação 

- Cebola sem radiação: a cebola sedegrada rapidamente, obedecendo a seu ciclo de perdas naturais.
- Cebola submetida à radiação: a tecnologia permite conservar as propriedades físicas e prolonga o tempo de prateleira do produto.

Importante: o método não torna o alimento radioativo. O período de exposição à radiação é breve, desta forma, não causa qualquer prejuízo ao produto, pelo contrário, torna-o mais seguro ao consumidor.Para saber se o alimento foi irradiado procure o selo:

Selo indicativos de alimentos irradiados

Alimentos irradiados possuem maior tempo de vida
A radioatividade não possui apenas finalidades de destruição, mas também é bastante utilizada no cotidiano para fins pacíficos e que muitas vezes são despercebidas.
Uma delas é na irradiação dos alimentos com oobjetivo de reduzir ou inativarparasitas, bactérias, larvas, fungos, ovos de insetos e micro-organismos responsáveis pela deterioração do alimento. Isso é especialmente importante em ambientes onde a armazenagem é inadequada, como navios da Marinha, tropas que vão para regiões tropicais, navios com longa permanência no mar etc. Essa técnica é até mesmo usada para a preservação de flores e plantas ornamentais.
Dessa forma, é possívelretardar a sua decomposição e o alimento é conservado por mais tempo. Por exemplo, pode-se retardar a maturação e o apodrecimento de frutas como abacates e morangos em no mínimo duas semanas. Grãos podem permanecer intactos por mais de 20 anos!
Alimentos irradiados já são uma realidade em nosso cotidiano, inclusive no Brasil. Por exemplo, em Manaus existe uma empresa particular (Tech IonIndustrial Brasil) que opera em larga escala na irradiação de alimentos.
Muitas pessoas ficam com medo quando se trata de radiação. Mas, para desenvolvermos nossos conceitos e opiniões acerca desse assunto é preciso primeiro conhecer melhor como esse processo é feito e como estão os estudos e avanços nessa área.
A irradiação de alimentos não é feita colocando-se a comida em contato direto com o elementoradioativo. Na verdade, o alimento é exposto a uma fonte de radiação, normalmente beta ou gama, vinda de um elemento radioativo por um tempo controlado. Os elementos mais usados são o cobalto 60 e o césio 137. A empresa que citamos usa o cobalto 60.
Dependendo da dose da radiação, os efeitos sobre o alimento são diferentes. A unidade usada para medir a radiação sobre o alimento é o “rad”. 1 rad éa quantidade de radiação necessária para que 1 grama de tecido absorva uma energia igual a 10-5 joule.
Uma dose entre 20 000 rad e 500 000 rad é capaz de retardar a deterioração do alimento sem comprometer o seu aspecto, estrutura e propriedades organolépticas como cor, sabor e cheiro. No entanto, é ainda necessário que a comida fique em embalagens especiais e sejam refrigeradas. Essa dose échamada de dose pasteurizante e os estudos, até o momento, mostram que não há efeitos adversos para o alimento e para os consumidores.
Essa radiação não deixa alterações e nem resíduos no alimento, pois os átomos radioativos devem cessar as suas atividades antes de os alimentos serem embalados.
No entanto, uma dose ainda maior (de 2 a 4 milhões de rad), chamada de esterilizante, consegue...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiaçao nos alimentos
  • Radiação nos alimentos
  • Radiação nos alimentos
  • Radiação Ionizante nos Alimentos
  • uso sda radiação na industria
  • Uso da radiação para medição de gramatura
  • O uso da radiação na área da saúde
  • uso beneficio da radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!