USO DA PALAVRA EM LOJA

Páginas: 3 (508 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
USO DA PALAVRA EM LOJA
Ir.·. Vagner Fernandes
Loja Fênix de Brasília

Nas Reuniões regulares é permitido ao Maçom fazer uso da Palavra em Loja, quando concedida ao Quadro Geral nos períodos:BALAÚSTRE: Observação quanto à ATA.

ORDEM DO DIA: Sugerir, propor ou observar, porém é facultado a sugestão ou proposição para os Irmãos do Grau 03 em diante. Aos Graus 01 e 02 apenas observações.PERÍODO DE INSTRUÇÃO: Concedido o uso da Palavra para expor trabalhos do Grau, ou, passar alguma Instrução aos Irmãos.

PALAVRA A BEM DA ORDEM EM GERAL E DO QUADRO EM PARTICULAR: É concedida aPalavra a qualquer Irmão que necessite fazer comunicados ou comentários diversos sobre qualquer assunto, desde que não interfira o bom andamento dos Trabalhos.

Nestes períodos em que o Maçom faz usoda Palavra, deve considerar algumas regras de comportamento:

1. Solicitar a Palavra ao Vigilante da Coluna esticando o braço direito ao horizonte, mão aberta, palma da mão para baixo e os dedosPolegar e Indicador formando um esquadro.


2. Sempre que for-lhe concedida a palavra, deve postar-se com o Sinal de Ordem, exceção feita à leitura, e só desfazer o Sinal após o uso da Palavra, ou,quando autorizado pelo Venerável mestre, e assim após a Saudação Protocolar.


Ser-lhe-á concedia a Palavra no momento em que a Palavra estiver em sua Coluna (NORTE OU SUL). Após a transferência daPalavra à outra Coluna ou ao Oriente, o Irmão não poderá transferir-se fisicamente para acompanha-la, porém é facultado solicita-la postando-se à Ordem e expressando a frase PELA ORDEM, VENERÁVELMESTRE, o qual concederá ou não. Cabe um esclarecimento: Após a transferência da Palavra, o Irmão não mais solicitará a Palavra ao Vigilante de sua Coluna, e sim diretamente ao Venerável. No entanto, casoainda não lhe seja concedida a palavra, o Irmão tem o direito de falar ENTRE COLUNAS. Neste caso, comunica ao Venerável Mestre que deseja falar entre Colunas, exercendo um direito que é seu, porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Uso Da Palavra
  • Uso palavra " se "
  • Uso da palavra raça
  • Pregação uso da palavras
  • Significação das palavras e o uso do dicionário
  • Persuasão pelo uso da palavra oral e escrita
  • Uso da ambiguidade nos gêneros humorísticos para ensino do significado de palavras
  • A criação do mundo: Um problema real ou resultado do uso da palavra?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!