Uso da madeira na construção civil

Páginas: 11 (2553 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Madeira
Uso na Construção Civil

Resumo



O setor da construção é responsável por uma grande parcela da poluição no nosso planeta, logo é fundamental haver mais cuidado não só na fase de construção do edificado, mas também em todo o seu ciclo de vida.
Um maior uso da madeira na construção, associado a uma gestão mais sustentável da floresta, pode contribuir significativamente paraa inversão do atual processo de degradação acelerada dos recursos naturais da Terra.
É, assim, no tema de sustentabilidade da construção que se insere o objeto do presente trabalho. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o papel da madeira na sustentabilidade da construção.
Introdução


O Brasil é reconhecido mundialmente pela riqueza dabiodiversidade de suas florestas e, no entanto, boa parte dos consumidores de madeiras dessas florestas pouco ou nenhum conhecimento tem a respeito da origem deste insumo e do tipo de pressão que o uso intensivo e constante prejudica o Meio Ambiente.
O aspecto, no entanto, que distingue a madeira dos demais materiais é a possibilidade de produção sustentada nas florestas nativas e plantadas e nas modernastécnicas silviculturais empregadas nos reflorestamentos, que permitem alterar a qualidade da matéria-prima de acordo com o uso final desejado. Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto,andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas),
nos forros episos.















➢ Vantagem
A madeira possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas, são, o baixo consumo de energia para seu processamento, a alta resistência específica, as boas características de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas.➢ Desvantagens
A madeira é um material higroscópico, sendo que várias de suas propriedades são afetadas pelo teor de umidade presente. Sua natureza biológica, submete-a aos diversos mecanismos de deterioração existentes na natureza. A essas características negativas acrescenta-se sua susceptibilidade ao fogo. Essas desvantagens da madeira podem ser eliminadas ou, ao menos,minimizadas,bastando para tal o emprego de tecnologias já disponíveis e de uso consagrado nos países desenvolvidos.No entanto, o desconhecimento das propriedades da madeira por muitos de seus usuários e a insistência em métodos de construção antiquados, são as
maiores causas de desempenho insatisfatório da madeira frente a outros materiais.



1- ORIGEM E PRODUÇÃO DAS MADEIRAS


A madeira é ummaterial produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.
Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar doaparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos.

2- INDICAÇÕES DE MADEIRA PARA USO DE CONTRUÇÃO CIVIL

As propriedades básicas da madeira variam muito entre as espécies. Tomando-se a densidade de massa aparente a 15% de teor de umidade, como um indicador dessas propriedades, tem-se a madeira de balsa com
200 kg/m3e a de aroeira com 1100 kg/m3, ou seja, materiais com propriedades físicas e mecânicas totalmente distintas.
Portanto, na escolha da madeira correta para um determinado uso, deve-se considerar quais as propriedades e os respectivos níveis requeridos para que a madeira possa ter um desempenho satisfatório.
Esse procedimento é primordial principalmente em países tropicais onde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso da madeira na construção civíl
  • uso da madeira na construcao civil
  • Uso da madeira na construcao civil
  • Uso da Madeira na Construção Civil
  • Madeira para uso sustentável na construção civil
  • uso sustentavel da madeira na construçao civil
  • USO SUSTENTAVEL DA MADEIRA NA CONSTRUCAO CIVIL
  • Uso sustentável da madeira na Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!