Uso da informatica e a capacitação de professores

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES

A realidade da informática no cotidiano das pessoas tornou símbolo de convivência, lidamos a todo instante com diversos serviços oferecidos pela tecnologia. Diante disso, a educação não poderia ficar de fora dessa renovação que a sociedade tem experimentado, até mesmo pelo papel que desempenha na socidade. Será que os docentes estão prontos para essa utilização? Oque seria preciso para enquadrá-los e torná-los capacitados? Quantos professores são formados anualmente no Brasil? Como saem das universidades? Estão familizados com ferramentas que futuramente poderiam utilizar? São indagações que podemos fazer diante da atual conjuntura de nossa educaçao.
A educação aliada à utilização das novas tecnologias, traz um grande desafio, que é o preparo dosprofessores para lidar com hardware-software-internet. Os professores devem estar pré-dispostos ao desenvolvimento pessoal, conscientes que a informática pode contribuir e muito para o ensino-aprendizagem.
Conforme Prado (1993: 99) "...o aprendizado de um novo referencial educacional envolve mudança de mentalidade... Mudança de valores, concepções, idéias e, conseqüentemente, de atitudes, não é um atomecânico. É um processo reflexivo, depurativo, de reconstrução, que implica em transformação, e transformar significa conhecer".
O professor deve ser orientado e motivado a buscar maior conhecimento de modo permanente ou constante, pois os recursos tecnologicos inovam a cada dia. Precisam submeter-se a cursos de aperfeiçoamento e reciclagem. Não basta somente o professor estar preparado, mas eledeve saber tambem julgar ou escolher o metodo de ensino mais adequado para cada situação, de modo a facilitar o aprendizado do aluno. Diz Valente, J.A 1997 p5 "O papel do professor deixa de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do processo de aprendizagem.
Em relação ao nivel dos formandos, é preciso que as intituições de ensino sejam mais abertas ou flexíveis quanto àsmudanças, proporcionando assim uma formação supervisionada em que os alunos saem conscientes das profundas mudanças pedagógicas oriundas pelo papel do computador COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO. Como diz Biaconcini, Maria p.112. 1999 "os formandos precisam conhecer o objeto computador para poder usá-lo como ferramenta pedagógica".
Percebemos também muita resistencia de educadores quanto àsmudanças no metodo de ensino, talvez sejam pelo simples fato de não ter intimidade com as maquinas e metodos de ensino, porém cabe às instituições e ao governo amenizar e investir no aperfeiçoamento dos professores.

Referencias

Prado, M. E. B. B., "Logo no Curso de Magistério: O Conflito entre Abordagens Educacionais", in Valente, J. A.
(org.), Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação.Campinas, SP, Gráfica Central da Unicamp,
1993.

http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html
Valente, J.A e Almeida, José Fernando. Visão Analítica da informatica na educação no brasil; a questão da formação do professor.1997

Biaconcini, Maria p.112O 1999 . INFORMATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ministerio da Educação. Usp

CUSTO,MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO EINFRAESTRUTURA.

ACREDITAMOS QUE A POLITICA PÚBLICA DE INFORMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS PUBLICAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, CONTRIBUE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. SEGUNDO INFORMAÇÕES DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, AS ESCOLAS COM MELHOR RESULTADO DO IDEB, DISPOEM DE LABORATÓRIO DE INFORMATICA COM ACESSO LIVRE PARA ALUNOS E PROFESSORES, FATO QUE REFLETE NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO.
O GOVERNOCOMO RESPONSÁVEL PELAS MEDIDAS SOCIAIS, SABENDO QUE ESSE NÃO É O REFERENCIAL DA MAIORIA, ENCONTRA DESAFIOS PARA QUE DE FATO O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGOGICO FAÇA PARTE DAS ESCOLAS COMO UM TODO,. NÃO BASTA IMPLANTAR LABORATORIOS EQUIPADOS NAS ESCOLAS, HÁ DE SE PENSAR NOS CUSTOS AUXILIARES QUE TAIS INVESTIMENTOS POSSAM ACARRETAR, COMO ASSISTENCIA TECNICA POR EXEMPLO.
UM DOS PROJETOS DO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Informática e formação do professor: o uso e a gestão dos recursos tecnológicos
  • Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática
  • Capacitação de Professores
  • Capacitação de informática
  • CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA VIA WEB: Uma Análise e proposta de novas...
  • FORMAÇÃO PARA USO DO FACEBOOK® COMO FERRAMENTA DE TRABALHO, DESTINADA A PROFESSORES E ANALISTAS DE SUPORTE A...
  • Estratégias de capacitação e retenção de professores
  • Professor de informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!