Uso da classificação orientada a objeto de imagens radarsat-1 para a determinação da sensibilidade ambiental a derrames de óleo no lago coari (am)

689 palavras 3 páginas
Coari é uma das cidades no Estado do Amazonas que abriga um empreendimento petrolífero, nesse caso, o poliduto Urucu-Coari-Manaus, que tem seu início na Província de Urucu e término na REMAN, uma refinaria em Manaus. A confecção de um mapa de sensibilidade ambiental a derrames de óleo (Carta SAO), instrumento fundamental para a gestão ambiental de tais empreendimentos, será o foco do estudo. As Cartas SAO resultam de estudos feitos para dar apoio à decisão em cenários de acidentes ambientais com poluição por óleo, determinando, em um plano de contingência, as áreas prioritárias para atuação, ou seja, apoio logístico para minimizar o dano à fauna, flora e populações humanas. Com essa ferramenta, já se pode adiantar que os locais mais sensíveis socioeconômica e biologicamente terão prioridade em relação a outros cujo risco avaliado é menor.
A metodologia para a classificação desses ambientes, inicialmente desenvolvida pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), é realizada pela interseção de três variáveis: classificação dos ecossistemas costeiros, estuarinos ou fluviais; as espécies biológicas especialmente sensíveis; identificação de recursos socioeconômicos que podem ser afetados (ARAÚJO et al., 2007). Ao final, as áreas de interesse são classificadas numa escala crescente de 1 a 10, onde 1 são os ambientes menos sensíveis (costões rochosos lisos e expostos, por exemplo) e 10 os mais sensíveis (áreas vegetadas protegidas de ondas e marés, manguezais, por exemplo).
Para os ambientes fluviais amazônicos, os critérios da NOAA sofreram adaptação com base na experiência de técnicos brasileiros. A presente pesquisa abordará o estudo de uma subdivisão da classe 10 em 10a, que está relacionada a bancos de macrófitas aquáticas, e 10b, representativa de feições de vegetação alagada (igapó, várzea, chavascal, campo, etc.). Essas classes mais sensíveis podem ser encontradas ao longo do poliduto Urucu-Coari-Manaus.
As Cartas SAO serão efetuadas com o

Relacionados

  • fisica
    162837 palavras | 652 páginas