Usinagem - chatter

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
sinagem 1. DEFINIÇÃO
Chatter é um fenômeno associado à vibração da máquina-ferramenta durante uma operação de usinagem, como por exemplo, no torneamento ou no fresamento (sendo mais comumenteobservada em torneamento interno). Trata-se de uma instabilidade a ser evitada, pois é uma limitação à produtividade e qualidade do processo de usinagem, comprometendo a vida útil da ferramenta e aqualidade e tolerância superficial da peça usinada. Essa vibração gera um movimento relativo entre ferramenta e peça, gerando ondulações na superfície usinada.

2. PARÂMETROS E MÉTODOS DECONTROLE DE CHATTER

* Fixação do sistema: Um primeiro passo prático ao se deparar com o problema de vibração da máquina ferramenta ou mesmo da peça é se assegurar de uma adequada e satisfatória fixaçãodos elementos envolvidos no sistema. É preciso atentar para qual dos componentes está efetivamente causando a vibração.

* Redimensionamento da ferramenta: ma causa primária e relativamentesimples de se solucionar é a flexão causada por uma ferramenta muito longa. A ferramenta deverá ser tão curta quanto possível, atentando que haja espaço suficiente para o porta-ferramenta durante ocorte.

* Redimensionamento de parâmetros de corte: um exemplo simples é a mudança de ângulo num torneamento: a 45 graus a ferramenta sofrerá trepidações em parâmetros de corte mais baixos do quequando a 0 graus. Podem ser reavaliados parâmetros como velocidade de corte, profundidade de corte.

* Aumento de rigidez do sistema: Há dois tipos de rigidez a se analisar:
Rigidezestática ou estrutural: é fornecido pelo fabricante da máquina ferramenta a relação entre a quantidade de força aplicada e a deflexão sofrida pelo eixo. Assim, pode-se regular a força de corte aplicadaadequada para ser evitar desvios e vibrações.
Rigidez dinâmica: é medida da capacidade de o sistema amortecer vibrações. Um exemplo para ilustrar a situação: à medida que cada pastilha, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Usinagem
  • Usinagem
  • usinagem
  • Usinagem
  • usinagem
  • Usinagem
  • Usinagem
  • Usinagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!