usina nuclear de tricastin frança 23 de junho de 2008

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Sobre a histeria nuclear

Assim como todo tipo de preconceito arraigado contra o “desconhecido” que ronda aí afora, o fantasma nuclear volta e meia faz um retorno triunfal para ocupar as manchetes.Desta vez, foi a explosão de um prédio na usina nuclear em Fukushima, seguido da explosão de histeria que a mídia tanto gosta de detonar, que veio ocupar as agências de notícia.

Por que, depois demais de 50 anos da invenção e do uso seguro da energia nuclear como fonte de eletricidade, o preconceito com tal energia não tão convencional vem a ocupar o imaginário do cidadão desinformado,dando-lhe uma roupagem de destruição? Certamente as imagens de Hiroshima e Nagasaki queimadas sob o holocausto nuclear assombram o mundo ainda hoje, mas associar a energia nuclear ao seu suposto poderdestrutivo quando usada como arma é como se negar a usar aviões a jato porque existem B-52 e Tu-160. Não é como se houvesse uma Chernobyl a cada esquina. Analisemos os fatos.


Comecemos por Fukushima.O terremoto no Japão paralisou o sistema de refrigeração de um dos reatores da usina, causando uma explosão provavelmente por superaquecimento da água pressurizada do segundo ciclo. Fato nº 1: não foia usina que explodiu, foi um dos prédios de contenção do reator. Fato nº 2: não foi o combustível nuclear que causou a explosão, e sim a água pressurizada e superaquecida do primeiro ou segundo ciclo(veja a imagem dos três ciclos de um reator) que parou de ser resfriada. Fato nº 3: em geral, existem pelo menos 2 paredes de até 1 metro de espessura que suportam até impactos de avião separando ocombustível nuclear do mundo externo. A explosão do prédio não significa dano catastrófico no reator.

Os três ciclos de um reator podem ser vistos na imagem abaixo, com as respectivas pressões etemperaturas máximas da água em cada circuito:



Veja este infográfico (só são mostrados 2 dos 3 ciclos do reator nesta imagem) sobre Fukushima.


Fukushima logo levantou a mídia mal feita da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de física acidente nuclear em tricastin-frança 2008
  • Acidente nuclear em tricastin frança
  • usina nuclear
  • Usinas Nucleares
  • Usina nuclear
  • Usinas Nuclear
  • Usinas Nucleares
  • usinas nucleares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!