Usina Nuclear de Angra dos Reis

Páginas: 3 (529 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é formada pelo conjunto das usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção), de propriedade da Eletronuclear, subsidiária das Centrais ElétricasBrasileiras - Eletrobras. São o resultado de um longo Programa nuclear brasileiro que remonta à década de 1950 com a criação do CNPq liderado na época principalmente pela figura do Almirante ÁlvaroAlberto da Mota e Silva, que lhe empresta o nome.

O funcionamento de uma usina nuclear é bastante parecido ao de uma usina térmica. A diferença é que ao invés de nós termos calor gerado pela queimade um combustível fóssil, como o carvão, o óleo ou gás, nas usinas nucleares o calor é gerado pelas transformações que se passam nos átomos de urânio nas cápsulas de combustível.
O calor gerado nonúcleo do reator aquece a água do circuito primário. Esta água circula pelos tubos de um equipamento chamado Gerador de Vapor. A água de um outro circuito em contato com os tubos do Gerador de Vapor sevaporiza a alta pressão, fazendo gerar um conjunto de turbinas que tem junto a seu gerador elétrico. O movimento do gerador elétrico produz a energia, entregue ao sistema para distribuição.
Angra 1 éuma usina nuclear brasileira que integra a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Situada na Praia de Itaorna, em Angra dos Reis, foi a primeira usina do programa nuclear brasileiro, queatualmente conta também com Angra 2 em operação, Angra 3 em construção e mais duas novas usinas a serem construídas na região Nordeste, conforme o planejamento da Empresa de Pesquisa Energética - EPE.

Angra1 teve sua construção iniciada em 1972, tendo recebido licença para operação comercial da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN em dezembro de 1984. É uma usina tipo PWR (Pressurized WaterReactor) onde o núcleo é refrigerado por água leve, desmineralizada. Foi fabricada pela Westinghouse e é operada pela Eletronuclear.

Sua potência elétrica nominal bruta é de 640 MW.1

Angra 2 é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • usinas nuclear de angra dos reis
  • Usina nuclear Angra dos Reis
  • usinas nuclear de angra dos reis
  • Impactos ambientais usinas nucleares angra dos reis
  • Angra dos reis
  • Angra dos Reis
  • Angra dos reis
  • Angra dos Reis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!