USINA HIDREL TRICA DE MANSO

764 palavras 4 páginas
USINA HIDRELÉTRICA DE MANSO
A Usina de Manso, construída em parceira com a iniciativa privada, está localizada no estado de Mato Grosso, no rio Manso, principal afluente do rio Cuiabá. O consórcio PROMAN, formado pelas empresas Odebrecht, Servix e Pesa, participa como parceiro com 30% do total dos investimentos. A partir de fevereiro de 1999, FURNAS ficou responsável pelos outros 70% até então administrados pela Eletronorte. Com potência instalada de 212 MW, a usina foi projetada para atender ao conceito de usos múltiplos do reservatório e da água. Entre os benefícios do Aproveitamento Múltiplo de Manso, destaca-se o de regularizar os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá, contribuindo para reduzir os danos socioeconômicos. Para mitigar e compensar as alterações provocadas pela implantação e operação da Usina de Manso, cujo reservatório atinge uma área de 427 km2 nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia, FURNAS implementou 21 programas ambientais, entre os quais os de Monitoramento Hidrológico, da Ictiofauna e Limnológico e da Qualidade da Água e os de Manejo e Conservação da Fauna.
Definição

Uma usina hidrelétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.

O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio. Isto pode se dar: de forma natural, quando o desnível está concentrado numa cachoeira; através de uma barragem, quando pequenos desníveis são concentrados na altura da barragem; através de desvio do rio de seu leito natural, concentrando-se os pequenos desníveis nesse desvio.
Basicamente, uma usina hidrelétrica compõe-se das seguintes partes: barragem; sistemas de captação e adução de água; casa de força; sistema de restituição de água ao leito natural do rio.
Cada parte se constitui em um conjunto de obras e

Relacionados

  • Agua
    5741 palavras | 23 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas