Ushauhs

1262 palavras 6 páginas
1.0 Introdução:
O ciclo de cobre é uma sequência de reações sucessivas que permitem recuperar o metal inicial (cobre), ou seja, é sequências que têm como inicio e fim o cobre.
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu e tem número atómico 29. É considerado um metal de transição.
É um dos metais mais importantes industrialmente e á temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Tem uma coloração avermelhada, é dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
Tal como os outros metais, o cobre apresenta uma baixa energia de ionização, logo um elevado poder redutor.
Atualmente é utilizado essencialmente para a produção de materiais condutores de eletricidade, como fios e cabos, e em ligas metálicas, como latão e bronze.
O ciclo de cobre é um conjunto de reações que começam numa liga de cobre para formar cobre puro, que possa ser utilizado novamente. É por isso um processo de reciclagem de cobre.

1.1 Objetivo:
Estudar os diferentes tipos de reações inorgânicas. Equacionar corretamente as reações químicas envolvidas. Aplicar cálculos estequiométricos. Analisar as variáveis que afetam o rendimento e a pureza de uma preparação.
2.0 Materiais e Métodos: Materiais | Reagentes | Balança semi-analíticaBéquer de 250 mL.Vidro de RelógioBico de Bunsen Bagueta Cápsula de PorcelanaBéquer de 50 mL.Estufa | Raspa de Cobre Acido Nítrico Água Destilada Hidróxido de Sódio Acido Sulfúrico Zinco em Pó Ácido Clorídrico Etanol |
2.1 Procedimento realizado pelo técnico:
Foi pesado 0,3g. de raspa de cobre em uma balança semi-analítica, após o cobre foi transferido para um béquer e por fim foi adicionado 4mL. de ácido nítrico até a dissolução.
2.2 Procedimento realizado pelo aluno
Foi transferido para um béquer uma alíquota de 4mL. da solução preparada anteriormente, após foi adicionado 150mL. de água destilada e em seguida foi adicionado 20mL. de hidróxido de sódio. A mistura foi levada para o aquecimento até a ebulição.
Após a sedimentação, foi realizado o

Relacionados