Use este método caso prefira tra

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2014
Raoul Wallenberg

Biografia
Raoul Wallenberg nasceu no distrito de Kappsta na cidade de Lidingö em 4 de Agosto de 1912, nas proximidades de Estocolmo, onde viveu com os seus avós numa casa de verão.
Os seus pais eram Raoul Oscar Wallenberg, oficial da Marinha Sueca, e Maria "Maj" Sofia. O seu pai morreu de câncer quando seu filho contava apenas três meses de idade. Mais tarde, sua mãe secasou novamente e teve mais dois filhos.
Wallenberg estudou arquitetura na Universidade de Michigan, nos EUA. Na faculdade, aprendeu 3 línguas, nomeadamente Inglês, Alemão e Francês.
Apesar de o seu diploma de arquitecto não ter sido reconhecido na Suécia, o seu avô ofereceu-lhe um emprego na Cidade do Cabo, África do Sul, no escritório de uma empresa sueca de venda de materiais de construção.Entre 1935 e 1936, Wallenberg trabalhou em uma filial do Banco Holandês em Haifa, na então Palestina Britânica, onde travou contacto com a grande comunidade judaica local. De volta à Suécia em 1936, obteve um cargo em Estocolmo, com a ajuda de seu tio e padrinho, Jacob Wallenberg, em uma empresa de exportação e importação de propriedade da Kálmán Lauer, um judeu húngaro.
Raoul Wallenberg acaboupor falecer a 17 de Julho de 1947 em Moscovo.









Acerca deste menino

A partir de 1938, o Reino da Hungria, sob a regência do fascista Miklós Horthy, mergulhou numa onda de anti-semitismo. Foram adotadas medidas inspiradas nas leis recentemente promulgadas na Alemanha Nazista. As novas leis húngaras restringiam os judeus de inúmeras profissões. Na tentativa de driblar as leisanti-judaicas, Kalman Lauer nomeou Wallenberg como seu “sócio” e representante. Com isso, ele passou a viajar para a Hungria para fazer negócios em nome de Lauer e de zelar pelos membros da grande família de Lauer que permaneceram em Budapeste. Ele logo aprendeu a falar húngaro. Wallenberg também se tornou íntimo dos métodos da burocracia alemã da época, por ter de fazer negócios com empresasnazistas. Tal conhecimento seria fundamental mais tarde, quando se aproveitou das brechas legais nazistas para salvar judeus.
Estando em contacto bastante estreito com os alemães em plena Guerra, Wallenberg pôde testemunhar a campanha de perseguições e extermínio contra os judeus, empreendida pelo regime Nacional-Socialista. Tais fatos chocaram o empresário, que a partir de 09 de Julho de 1944 setornou nomeado primeiro-secretário da delegação sueca em Budapeste. Agora feito diplomata, Wallenberg se aproveitou da imunidade, de seu poder e de seus contactos para expedir passaportes especiais “schutzpass” para cidadãos judeus. Estes eram qualificados como cidadãos suecos à espera de repatriamento. Embora tais documentos não fossem legalmente válidos, eles pareciam impressionar os oficiaisnazistas que ocupavam a Hungria, que acabavam dando passagem aos seus portadores.
Além disso, Wallenberg alugou casas para os refugiados judeus em nome da embaixada sueca, colocando em suas entradas falsas identificações, tais como "Biblioteca da Suécia" ou "Instituto de Pesquisas Suecas". Protegidas pelo status diplomático, tais casas não podiam ser invadidas pelos nazistas e seus moradores encontravamnelas um refúgio.
Wallenberg habilmente negociou com oficiais nazistas, como Adolf Eichmann e o comandante das forças armadas alemãs na Hungria, general Gerhard Schmidhuber. A dois dias da chegada do Exército Vermelho em Budapeste, ele conseguiu cancelar uma leva de judeus que seriam deportados para campos de extermínio na Alemanha, usando um bilhete assinado pelo seu amigo fascista Pal Szalay,que os ameaçou de processo por crimes de guerra.
Estima-se em 100 mil o número de judeus que teriam sido salvos da morte por conta das ações de Raoul Wallenberg.
A chegada dos soviéticos à Hungria determinou o fim das perseguições aos judeus. Mas foi o início do fim de Raoul Wallenberg. Em 17 de Janeiro de 1945, quando a guerra ainda se desenrolava, Wallenberg e seu motorista particular foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a umumu u u u Use este método caso Use este método caso prefira copiar e colar o seu trabalho num
  • a umumu u u u Use este método caso Use este método caso prefira copiar e colar o seu trabalho num
  • Use este método caso prefira copiar e colar o seu trabalho num formulário.
  • Use este método caso prefira transferir um documento a partir do seu computador.
  • Use este método caso prefira copiar e colar o seu trabalho num formulário
  • Método caso prefira transferir
  • Use este método caso prefira transferir um documento a partir do seu computador. suportamos os seguintes tipos de arquivos:...
  • Use este método caso prefira transferir um documento a partir do seu computador. Suportamos os seguintes tipos de...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!