USANDO A CALCULADORA PARA APRENDER

1857 palavras 8 páginas
Usando a calculadora para aprender
Introdução
A matemática é uma ferramenta poderosa que desenvolve o raciocínio lógico e nos ajuda a resolver problemas e a tomar decisões de forma mais consciente. Uma das decisões que constantemente precisamos tomar diz respeito ao tipo de cálculo mais adequado a diferentes situações problema. De maneira geral poderíamos falar em quatro tipos de cálculo que deveriam ser explorados e exercitados na escola: o cálculo escrito (algoritmos), o cálculo mental exato, o cálculo mental aproximado (estimativas) e o cálculo feito com ferramentas de apoio, das quais a mais comum é a calculadora.

Na escola deveríamos explorar situações e estratégias específicas de cada uma dessas modalidades de cálculo, bem como dar ao aluno certa margem de liberdade na escolha de que tipo de cálculo seria mais adequado aos problemas que resolve, de forma semelhante ao que ocorre fora da escola, quando escolhemos livremente o procedimento de cálculo que mais nos convém. É lógico que a calculadora não deve ter mais espaço que as outras formas de cálculo na escola, mas ela pode enriquecer muito a prática, se mediada ou proposta por você.

Conteúdos específicos
- Utilização adequada da calculadora em situações em que é pertinente;
- Identificação do procedimento mais adequado às diferentes situações-problema que se apresentam;
- Sistema de numeração decimal;
- Propriedades das operações;
- Funcionamento da calculadora;
- Observação de regularidades;
- Levantamento de hipóteses;
- Diferentes procedimentos de cálculo.

Ano
6º ou 7º

Tempo estimado
7 ou 8 aulas

Material necessário
Calculadoras para todos os alunos ou para duplas de alunos. Se seus alunos não possuírem calculadoras, pode-se sugerir que a escola compre um kit de calculadoras para ficar disponível para as classes que necessitarem.

Desenvolvimento
1ª aula Traga ou peça calculadoras para os alunos e sugira que eles as explorem livremente num primeiro

Relacionados

  • valo do dinheiro no tempo
    25507 palavras | 103 páginas