URSS

Páginas: 20 (4794 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014

URSS: A Importância Geopolítica
(O Inicio, o Apogeu, Declínio e Desintegração)



Resumo:
Entre 1922 e 1991 a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um Estado socialista localizado na Eurásia. Mikhail Gorbatchev, também conhecido como ultimo líder soviético, tentou encontrar uma forma de reunificar a União Soviética com a introdução de uma serie de politicas comoglasnost e perestroika com a esperança de por fim ao período de estagnação económica e de democratizar o governo. Embora todos os seus esforços, Gorbatchev sô conseguiu criar fortes movimentos nacionalistas no país.

Palavras-Chave:
Território; Comunismo; URSS; Politica; Capitalismo


Abstract:
Between 1922 and 1991 the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) was a socialist statelocated in Eurasia. Mikhail Gorbachev, also known as the last Soviet leader, tried to find a way to reunite the Soviet Union with the introduction of a number of glasnost and perestroika policies with the hope of an end to the period of economic stagnation and democratize the government. Although all their efforts, so Gorbachev only managed to create strong nationalist movements in the country.Key – Words:
Politics; Territory; URSS; Communism; Capitalism



Introdução:

Neste trabalho optou-se por adotar uma metodologia mais fatada e precisa, sempre dentro do possível, onde se fez mais salientar os pontos altos de cada subtema em estudo para a disciplina de Geopolítica.
A metodologia em si, foi baseada em artigos on-line dos quais se baseou nos mais fidedignos procurandosempre saber o que se podia por como material didático e opinativo.
O trabalho irá dividir-se especialmente em 4 partes, o Inicio, o apogeu, declínio e desintegração, onde cada parte irá ser desenvolvida utilizando os mesmos métodos de pesquisa.

1. Primórdios da URSS
Czar Pedro I deu o título de Imperio ao Estado Russo, que apos proclama-lo como tal iniciou o processo de expansão territorial.Considerado o terceiro maior império da história. Perdendo mais tarde este nome na revolução de 1917. Um Império de monarquia hereditária liderada por um Czar. Ao falarmos do Império Russo é necessário dizer que este foi um estado que cobriu a Ásia Central, América do Norte (Alasca) e o Leste Europeu.
Por ter um enorme espaço territorial e a maior população da europa, o Imperio Russo tinha umenorme problema, a extrema pobreza do povo. Enquanto Nicolau II e os seus governantes viviam uma vida de luxo, contrastando com a vida do povo, a insatisfação popular ia ganhando voz a cada dia que passava. Com isto as forças políticas iam ganhando protagonismo pedindo mudanças.
Quando a insatisfação popular e burguesa se fizeram ‘ouvir’, o czar decidiu criar um partido politico, o primeiro partidopolitico com os ideais marxistas: Partido Social Democrata Russo. Esta ação do Czar deveu-se ao excesso de vozes que o criticavam pelo autoritarismo do sistema e o enorme estado de pobreza. A Guerra Russo-Japonesa foi desastrosa para o Imperio, e tal desempenho das forças militares levaram às intensificações das contradições ao regime levando ao culminar da Revolução de 1905. Considerada como umteste da revolução que mais tarde viria a ocorrer, a revolução de 1905 deu origem a um massacre dos civis que marcharam em direção do Palácio de Inverno. Estes civis, pediam o fim da censura, reformas agrárias e queriam acima de tudo melhores condições de vida. Uma das principais medidas pelas quais também lutavam era a presença de representantes do povo no governo. Mas esta revolução consideradauma espécie de ‘ensaio’ ficou marcada pelo massacre de mais de meio milhão de pessoas. Ordem dada por Nicolau II aos seus soldados. Cumprindo ordens, os soldados atiraram sobre os manifestantes marcando esse episódio como o ‘Domingo Sangrento’. Em toda a Rússia ocorreram greves e manifestações sob a palavra de ordem de "Abaixo a autocracia!". Com a entrada na Primeira Guerra mundial, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • urss
  • URSS
  • URSS
  • URSS
  • Urss
  • Urss
  • URSS
  • Urss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!