URSS

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
A GUERRA NA UNIÃO SOVIÉTICA
A ideologia do espaço vital
A guerra germano-soviética ocupou um capítulo a parte na história da Segunda Guerra Mundial, principalmente pela ferocidade com que foitravada e pelo grau inaudito de destruição que provocou. Conforme o conflito foi se estendendo por boa parte da Rússia ocidental e se prolongando por quatro anos, terminou por ganhar dimensões épicas.Stalin tentou inicialmente dar um cunho ideológico ao ataque nazista, querendo entender que se tratava primordialmente de um enfrentamento entre o comunismo e o fascismo europeu. Hitler talvez pensasse omesmo no começo. Mas o ódio que a ocupação da Rússia despertou entre os seus habitantes e as crescentes atrocidades dos invasores fizeram com que ela descambasse para uma guerra étnico-racial. Logo oscomunistas trataram de defini-la como a Grande Guerra Patriótica, procurando com isso atribuir-lhe um cunho nacional-patriótico, chamando para as suas fileiras os nacionalistas e os anticomunistasque ainda sobreviviam no país, para formarem uma poderosa frente de resistência.
De acordo com o princípio do espaço vital de Hitler, era necessário ocupar um vasto território onde a nação alemãpudesse se desenvolver e prosperar. O objetivo maior era fazer uma guerra de aniquilação, na qual não bastava vencer, era preciso arrasar o inimigo. Hitler pretendia se apossar das riquezas industriais,agrícolas, petrolíferas da União Soviética, e eliminar do mapa as cidades de Moscou e Leningrado, no lugar das quais seriam construídas enormes represas.
Operação Barbarossa: invasão da URSS
OperaçãoBarbarossa foi o nome atribuído à operação militar alemã, iniciada em 22 de junho de 1941, que invadiu a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. A operação militar marcou o rompimento do Pactode não agressão assinado entre os dois Estados. Considerada a maior campanha militar da história em termos de mobilização de tropas e baixas sofridas, o confronto mobilizou 4,5 milhões de soldados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • urss
  • URSS
  • URSS
  • URSS
  • Urss
  • Urss
  • URSS
  • Urss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!