urigrafia excretora

1015 palavras 5 páginas
Urografia excretora

Também denominada urografia intravenosa, urografia excretora tem o objetivo de limpar o intestino que se superpõe aos rins e ureteres e também desidratar levemente o paciente, para melhorar a concentração de contraste nos rins. Para isso é feito um preparo á base de laxativo e restrição de líquidos na véspera do exame. As indicações mais comuns para esse tipo de exame são o estudo do urotélio e pesquisa de cálculo (renal e ureteral).

TIPO DE MEIO DE CONTRASTE A SER UTILIZADO NA REALIZAÇÃO DO EXAME

Esse exame é realizado com a administração endovenosa (injeção ou infusão contínua) de contraste iodado hidrossolúvel de excreção renal (iônico ou não iônico). Antes da realização do exame é de extrema importância saber de antecedentes alérgicos do paciente, tendo em vista que o tipo de contraste utilizado nesse exame pode provocar reações adversas (alérgicas), sendo algumas muito graves (não muito frequentes), que podem até determinar a morte do paciente. Para paciente sem antecedente alérgico pode ser utilizado meio de contraste iodado do tipo iônico. Para paciente com antecedentes alérgicos (não específicos ao iodo) deve ser feito um preparo profilático á base de drogas (remédios) antialérgicos, e utilizado o contraste iodado do tipo não iônico.

REALIZAÇÃO DO EXAME

Início do exame paciente em decúbito dorsal, realiza-se uma radiografia simples do abdome, para analisar a técnica, e o posicionamento e se foi realizado o preparo intestinal adequado.
Após radiografia simples, é administrado por via endovenosa meio de contraste iodado (hidrossolúvel) o qual será usado para contrastar o sistema urinário. Realiza-se a seguinte seqüência de radiografias:
 Imediatamente após a administração do meio de contraste realiza-se uma radiografia localizada dos rins;
 Em alguns serviços, é realizada também uma radiografia com 3 minutos já com injeção do contraste;
 Realizar radiografia das lojas renais após 5 minutos a administração

Relacionados

  • vbvbv
    43892 palavras | 176 páginas