Urbanização

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
IFMG- campus Ouro Preto

Trabalho final de Geografia

Integrantes: André Luis;
Caio;
Lorraine Curi;
Miguel Morgan;
Tatiana Câmara;
Suzana.
Professora: Alexandra.
Turma: D2imet1.
Introdução

Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ouregião, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos. O termo também pode designar a ação de dotar uma área com infra-estrutura e equipamentos urbanos, o que é similar a significação dada à urbanizaçãopelo Dicionário Aurélio - Século XXI: "conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura (por exemplo, água, esgoto, gás, eletricidade) e/ou de serviços urbanos (por exemplo, de transporte, de educação, de saúde)". Ainda pode ser entendido somente como o crescimento de uma cidade. São Paulo, por exemplo, é uma cidade urbanizada. Por incrível que pareça os detentores do título de maioresaglomerações mundiais pertencem aos países emergentes. Tudo isso apenas reforça a idéia de que quanto mais um país demora a se industrializar, mais rápida é sua urbanização.

Urbanismo e Urbanização
Podemos considerar que o urbanismo é um “instrumento” a ser estudado, e a urbanização um “instrumento” a ser trabalhado.
Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas como estudo, regulação, controle eplanejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. Sua definição, porém, sempre varia de acordo com a época e lugar.

Urbanização brasileira
As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgirvários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes. 

Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento, a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postosde trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vivem nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola. 

Ao longo das décadas a população brasileiracresceu de forma significativa, ao passo desse crescimento as cidades também tiveram sua aceleração em relação ao tamanho, formando imensas malhas urbanas, ligando uma cidade à outra e criando as regiões metropolitanas (agrupamento de duas ou mais cidades). 

O crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqüências, como o trabalho informal e o desemprego decorrente de sucessivascrises econômicas. Outro problema muito grave provocado pela urbanização sem planejamento é a marginalização dos excluídos que habitam áreas sem infra-estrutura (saneamento, água tratada, pavimentação, iluminação, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (tráfico de drogas, prostituição, seqüestros etc.). 

A falta de um plano diretor não só demanda problemas sociais como tambémprovoca alterações ambientais, um exemplo dessa realidade é a poluição do lixo, milhões de pessoas consomem e produzem os mais diversos detritos que diariamente são depositados em lixões a céu aberto sem receber nenhum tratamento, esse lixo transmite doenças, polui o lençol freático.
Outra poluição presente nas cidades é a atmosférica, proveniente da emissão de gases de automóveis e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • urbanização
  • urbanização
  • Urbanização
  • Urbanização
  • Urbanização
  • Urbanizacao
  • Urbanização
  • urbanização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!