Urbanização e criminalidade

Páginas: 2 (348 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

URBANIZAÇÃO E CRIMINALIDADE
Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Este desenvolvimento urbano é acompanhado de crescimentopopulacional, pois muitas pessoas passam a buscar a infraestrutura das cidades. A urbanização planejada apresenta significativos benefícios para os habitantes. Porém, quando não há planejamento urbano,os problemas sociais se multiplicam nas cidades como, por exemplo, criminalidade, desemprego, poluição, destruição do meio ambiente e desenvolvimento de sub-habitações. A urbanização é uma dasresponsáveis pelo êxodo rural (saída das pessoas do meio rural para as grandes cidades).
A percepção de incompetência, do sistema econômico e político, se somam ao desconforto de saber que, nos grandescentros, milhares de pessoas não se encontram sob a vigilância das instituições sociais, vivem como podem, à deriva e à revelia dos planejamentos oficiais; Cria-se, em relação a essa população, umsentimento de desconfiança e de insegurança, já que há uma relação entre o crescimento dessa população e o aumento da criminalidade nos grandes centros urbanos. Evidenciado tanto na mídia como nos estudos decaráter científico, o perfil social, dos criminosos, ajudam a reforçar essa associação entre pobreza e criminalidade. Os autores dos crimes, oficialmente denunciados, são geralmente analfabetos,trabalhadores braçais e predominantemente de cor negra.
Entretanto, sociólogos mais cuidadosos têm estabelecido outras relações, como o cientista social brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, que sob a óticada "suspeita sistemática”, como ele assim definiu, com relação à população pobre e estigmatizada, é contra a prática policial, investigação e as formas de punição. Essa relação entre açõespreconceituosa desproteção das classes subalternas, é como uma profecia auto cumprida. Acaba por formar um círculo vicioso onde, o indivíduo, para ter trabalho, precisa ter domicílio, registro, carteira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criminalidade
  • Criminalidade
  • CRIMINALIDADE
  • Criminalidade
  • Criminalidade
  • criminalidade
  • Criminalidade
  • A criminalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!