Urbanização Contemporânea

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................4
URBANIZAÇÃO: FENÔMENO RECENTE...............................................5
URBANIZAÇÃO: EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS...........................6
URBANIZAÇÃO: EM PAÍSES DESENVOLVIDOS...................................7
REDEURBANA........................................................................................8
HIERARQUIA............................................................................................9
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................10
REFERÊNCIAS.......................................................................................11








INTRODUÇÃO

O trabalho que se segue tratasobre a Urbanização Contemporânea, desde o surgimento na revolução industrial ao atual processo de urbanização, tanto nos países que são desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos.
























URBANIZAÇÃO: FENÔMENO RECENTE

O processo de urbanização teve início durante a revolução Industrial, que se espalhou pelo mundo a partir do século XIX. Com o fim daSegunda Guerra Mundial, o fenômeno da urbanização foi iniciado em países subdesenvolvidos da América Latina e Ásia, e concluído nos países desenvolvidos da América do Norte e Europa.
Pode-se perceber também que em países de industrialização recente, a Urbanização apresenta índices maiores. Mas mesmo assim, países que apresentam pouca ou nenhuma industrialização são fortemente urbanizados. Com exceçãoda China e da Índia, todos os países industrializados são urbanizados.
As altas de urbanização podem ser explicadas pelas oportunidades que são encontradas nas cidades, como a alta oferta de trabalho e melhores condições de infraestrutura.













URBANIZAÇÃO: EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Os países subdesenvolvidos são na maioria das vezes, sem indústrias ou com um baixo nívelde industrialização. Assim, há uma grande transferência para as grandes cidades, criando uma série de problemas urbanos.
O crescimento rápido de algumas cidades é o resultado da incapacidade de criação de empregos, o que força o deslocamento de milhões de pessoas para as cidades que concentram a economia de cada país. Mesmo o centro econômico dos países subdesenvolvidos não tem capacidade deabsorver tamanha quantidade de migrantes, e logo começa a aumentar o número de pessoas desempregadas. Como os rendimentos financeiros delas, em geral são muito baixos, mesmo para os trabalhadores da economia formal, muitos não tem condição de comprar sua casa nem de alugar uma para viver. Assim, se fazem aumentar cada vez mais as favelas e pessoas abrigadas de baixo de pontes e viadutos. Essa é a formamais visível do crescimento desorganizado das metrópoles.
Cria-se, assim, uma sociedade extremamente favorável ao aparecimento de outro problema que atormenta o cotidiano de milhões de pessoas nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos, a violência urbana. Ela é caracterizada por roubos, assaltos, sequestros e assassinatos, que atingem milhares de pessoas todos os anos, fazendo muitasvítimas fatais.









URBANIZAÇÃO: EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
Os fatores da urbanização, em países desenvolvidos estão relacionados ao processo de industrialização, ou seja, as transformações provocadas na cidade pela indústria, assim como a geração de oportunidades de empregos, com salários em geral mais altos.

Essas condições surgiram nos países primeiramente industrializados, os paísesdesenvolvidos. Nesses países, houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução agrícola, a modernização da agropecuária que foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade.
As cidades se estruturaram lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infraestrutura urbana, como, moradia, água, esgoto, e luz, e o aumento de geração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbanização Contemporânea
  • A metrópole de São Paulo no contexto da urbanização contemporânea
  • Urbanização
  • urbanização
  • urbanização
  • Urbanização
  • Urbanização
  • Urbanização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!