Urbanização água branca sp

Páginas: 19 (4524 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
Universidade Paulista UNIP- CAMPUS MARQUÊS, TRABALHO DE THAU TEORIA E HISTORIA DA E URBANISMO, PRIMEIRO SEMESTRE 2013.

RESUMO

Água Branca é um bairro paulistano, localizado no distrito da Barra Funda, zona oeste da Cidade de São Paulo-SP. O qual teve sua inicialização como bairro paulistano no início da industrialização da cidade, no final do século XIX. Tal local, no entanto, deixa deser um bairro a partir de meados do século XX, com a formação da metrópole, e o recuo da indústria na área a partir de um processo de desindustrialização.
É neste bairro que se localiza o Parque Dr. Fernando Costa, ou Parque da Água Branca, o Estádio Palestra Itália, o "Parque Antártica" da Sociedade Esportiva Palmeiras, os estúdios da Fundação Padre Anchieta e a Estação da CPTM Água Branca.INFORMAÇÕES SOBRE A REGIÃO
Localização:
País: Brasil
Cidade: São Paulo-SP
Bairro: Água Branca
Pertence ao distrito: Lapa e Barra Funda.

Data de surgimento: as primeiras notícias que temos sobre o surgimento dessa área são por volta de 1581, mas essa região só começou a se tornar um bairro com o início da industrialização da cidade, no final do século XIX.

Ponto Turístico: Criado em1929, o Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, é um espaço de 137 mil metros quadrados que abriga atrações para todas as idades.

História

Água Branca: Água Branca localizado em seu oeste próximo, o qual tem sua gênese enquanto bairro paulistano vinculado ao início da industrialização da cidade no final do século XIX. Tal local, no entanto, deixa de ser um bairro apartir de meados do século XX, devido à combinação de um duplo processo: por um lado, o avanço e transformação da urbanização, com a formação da metrópole, e, por outro lado, o recuo da indústria na área a partir de um processo de desindustrialização.
A Água Branca, tida numa concepção mais ampla, está situada administrativamente, em sua porção leste, no sub distrito de Perdizes, e em suma porçãooeste, no sub distrito da Lapa. Localiza-se, portanto, no setor oeste de São Paulo, entre a Vila Romana a oeste (sub distrito da Lapa) e a Barra Funda ao norte e nordeste; ao sul, encontra-se com a Vila Pompéia (sub distrito de Perdizes) e a leste e sudeste com o bairro de Perdizes.
Sem nos preocuparmos com a infrutífera tarefa de estabelecer limites fixos, podemos dizer que a Água Brancacompreende uma área (na verdade uma estreita faixa) ao longo do trecho final da Avenida Francisco Matarazzo (a partir das imediações da Avenida Antarctica até seu término no Largo Pompéia), da Rua Carlos Vicari e do trecho inicial da Rua Clélia, seguindo ainda por um trecho dos arredores da Rua Guaicurus e da Avenida Santa Marina, a partir da Praça dos Inconfidentes.
O entendimento do local passa,necessariamente, pela reconstituição e compreensão de sua história e de sua inserção no conjunto da cidade. Nesse sentido, buscaremos fazer uma síntese da inserção da Água Branca na história da cidade de São Paulo. Com esse intuito, recuamos até meados do século XIX, momento no qual localizamos as primeiras menções a este local sob a designação de Água Branca, quando este espaço integrava osarredores rurais da pequena São Paulo, que contava por essa época com cerca de 20.000 habitantes.
Por sua vez, é difícil precisar quando a localidade rural da Água Branca passou a ser denominada e reconhecida como determinada porção rural dos arredores do oeste do “município” de São Paulo. No entanto, pelo estudo retrospectivo que empreendemos, consultando variada série de mapas, cartas, croquis,documentos e textos, podemos concluir que essa porção oeste de São Paulo passou a ser conhecida como Água Branca por volta do início do século XIX
O ponto principal que explica o surgimento da localidade (e suas funções – pouso de tropas e chácaras) é o fato desta estar situado às beiras do antigo caminho de Jundiaí, o que desde logo lhe trouxe o movimento.
Tratava-se, portanto, de um local de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acessibilidade
  • História de Água Branca SP
  • História de Água Branca- AL
  • Impactos da Urbanização e Poluição da Água
  • Água Branca: Projetos Urbanos
  • Rppn agua branca
  • Falta de água em sp
  • Falta de Agua em SP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!