Urbanismo Hausssmann

2131 palavras 9 páginas
AULA 2 – URBANISMO HAUSSMANN

Na aula passada falamos sobre o surgimento do urbanismo, sobre a forma de pensar a cidade como um complexo, sobre o texto do Peter Hall relatando o processo da Revolução Industrial que vai se alastrando por todas as cidades inglesas, levando consigo seus problemas. Estes problemas começam a fomentar na mente de generalistas, pois ainda não temos esse especialista, esse urbanista, alguém digno desse termo que nem havia sido criado ainda.
Esses generalistas, filósofos, antropólogos, geólogos, socialistas, que olham essa cidade recebendo um fluxo migratório imenso sem ter como comportar tanta gente e conseqüentemente o aumento do valor do solo urbano vão buscar soluções para todos esses problemas. Paralelo a isso está começando a se desenvolver novos materiais, novas tecnologias, como a arquitetura de ferro, que propicia o desenvolvimento dos primeiros arranha-céus.
Essa necessidade de se construir em múltiplos pavimentos é o resultado dessa concentração de gente nas cidades. Não faz sentido construir casas se num mesmo espaço posso colocar inúmeras famílias.
A primeira intervenção urbana foi a Comissão Real, criada por uma lei. Uma intervenção urbana que não veio na forma de um desenho, de um plano e sim através de uma lei. Veremos em urbanismo que planejamento das cidades é planejar leis de desenvolvimento e crescimento urbano.
Desse caos urbano surgem as teorias marxistas, onde Marx observando esse convívio forcado entre classe operaria e burguesia argumenta que essa situação em algum momento irá se tornar insustentável e explodir numa guerra. Marx cria sua teoria do conflito de classes, alegando que a superação desse sistema explorador capitalista viria através de um grande conflito e que daria lugar a um sistema mais igualitário.
Já os Fabianistas, se apropriando desse mesmo discurso, acreditavam numa mudança do capitalismo para o socialismo de maneira gradual. Os credores do gradualismo acreditavam que uma mudança do

Relacionados

  • Thau
    3626 palavras | 15 páginas
  • Goiânia por atílio correa lima
    60993 palavras | 244 páginas