Urbanismo Habitação social Silodam

789 palavras 4 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Urbanismo B

SILODAM

Campinas
2011

Informações básicas

Projeto: MVRDV
Construção: VOF Bouwcombinatie Graansilo
Localiza-se em Amsterdam – Holanda
Inicio do projeto em 1995 e o termino da construção em 2002
Agencia de financiamento: Voogd Estate BV
Edifício se define no uso comercial e residencial (são157 unidades residenciais)
Implantação no lote de 2600 m²
Área total construída de 26000 m²
Uso comercial: 600 m²

O Silodam é um complexo de apartamentos próximo ao centro de Amsterdam, esta a cerca de dois km a oeste da estação central, na margem sul do Rio Ij. O prédio fica no final de um quebra-mar, orientada para o noroeste. A habitação com dez pavimentos que subdividem-se em uso comercial e residencial, é marcado por 600m² de espaço para escritório, 105 lugares de estacionamento subterrâneo, 15 unidades de habitação social (incluindo um grupo residencial de idosos) e 142 casas. As casas são de diferentes tipos e tamanhos, agrupadas por tipo: casas pátio, estúdios, lofts, maisonettes, e coberturas. O edifício é um bairro isolado, mas com programas diferentes que levam a diferentes tipos de integração. Os vizinhos são livres para utilizar as instalações da habitação. O projeto foi concebido em resposta a um plano de desenvolvimento específico para a construção de um complexo arquitetônico incorporando: apartamentos, espaços comerciais e públicos.
Cada "casa" é diferente, tanto na orientação e tamanho, podem ser metade de um quarteirão, um bloco inteiro, ou diagonal em dois pisos, alguns com terraços ou varandas com outros pátios.
Os apartamentos não são apenas diferentes em tamanho e cor, mas também pela colocação das paredes interiores que podem ser movidos e substituídos por futuros habitantes.
Estes grupos de 4-8 "casas", do mesmo tipo, são reconhecíveis pelo tratamento das elevações e as cores usadas nos corredores. Por causa dos materiais e

Relacionados

  • arq_00
    3389 palavras | 14 páginas
  • The eames house
    49770 palavras | 200 páginas