Urânio

Páginas: 13 (3099 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
Mineração


Países produtores de urânio
A exploração do urânio começou nos Estados Unidos, no início do século XX, embora a primeira extração de urânio para fins econômicos tenha ocorrido na República Checa, no fim do século XIX, o urânio era extraído, para depois poder extrair do urânio, o elemento altamente radioativo, radio, o radio era então impregnado em tintas fluorescentes paraponteiros de relógios e outros instrumentos, como também para ser utilizado na medicina.O aumento da demanda do urânio ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial, onde os Estados Unidos compravam urânio do Congo (até então colônia da Bélgica) e do Canadá para poder aumentar o número de suas armas nucleares, as minas do Congo tinham bem mais uranio que as minas dentro do próprio território dos E.U.A. AUnião Soviética explorava a largos passos as suas minas de urânio que se encontravam principalmente onde hoje é o Cazaquistão, para seu programa nuclear emergente, como as minas dos E.U.A, elas não tinham tanto urânio, mas conseguiram criar uma auto-suficiência ao suprir a demanda do país. Em muitas usinas nucleares na Europa e Russia está ocorrendo um re-enriquecimento do urânio, no qual o urânioempobrecido será enriquecido novamente retirando mais U-235.
Países que mais extraíram urânio em 2005
Pais
Produção em 2005
Canadá
11 410
Austrália
9 044
Cazaquistão
4 020
Rússia
3 570
Estados Unidos
1 249
Ucrânia
920
China
920
Mineração por pais por toneladas de urânio em 2009
Pais
Produção em 2009
Cazaquistão
13 500
Canadá
9 934
Austrália
8 022
Em 1972 foram descobertasem uma mina de urânio em Oklo, no Gabão, fortes evidências de que um reator natural de fissão operou espontaneamente no local há cerca de 2 bilhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ur%C3%A2nio#Minera.C3.A7.C3.A3ohões de anos atrás.7
Avanço tecnológico
Para o Brasil, a energia nuclear possui importância estratégica, pois o país tem a sétima maior reserva mundial de urânio (quase 300 mil toneladas),suficiente para assegurar o suprimento de combustível para o mercado interno por muito tempo. E pode haver mais, já que dois terços do território nacional ainda não foram explorados para verificar-se a presença do mineral. A extensão da reserva coloca desde já a perspectiva de entrada do país no pequeno grupode exportadores de urânio enriquecido.
Nos últimos anos de pesquisa brasileiras, obtiveram-sevários avanços. Além da utilização na geração de energia elétrica, diversos produtos nacionais foram desenvolvidos e produzidos na área nuclear. Destacam-se hormônios de crescimento sintético, membranas de hidrogel para tratamento de queimados e remédios radioativos para tratamento do câncer.

Estrutura molecular do Urânio
Urânio -92 prótons, 92 elétrons e 146 neutrons
O urânio é um elementoquímico de número atômico 92 (possui 92 prótons em seu núcleo) e número de massa 238 (soma do número de prótons com o número de nêutrons). Na verdade esse é o número de massa de seu isótopo mais abundante. Para quem não lembra, isótopo é o nome que damos para elementos químicos que possuem o mesmo número atômico, mas com diferente número de massa. No caso do urânio natural temos basicamente doisisótopos: 238 e 235. Há ainda um terceiro (234), mas cuja porcentagem é muito pequena: 0,0054%. A porcentagem do urânio 238 é de aproximadamente 99,27% e do 235 é de 0,72%. Isso significa que para cada 1000 átomos de urânio encontrado na natureza, apenas 7, são de urânio 235. Portanto a diferença de massa entre esses dois isótopos está na quantidade de nêutrons. O urânio 238 tem três nêutrons a mais eisso muda muita coisa.


Urânio Enriquecido
O interesse no urânio se deve ao fato dele ser um átomo instável, e por isso radioativo. Quando o urânio 235 absorve um nêutron, ele sofre fissão, partindo-se em dois outros elementos e liberando de dois a três nêutrons em média. Como entra um e saem dois (ou três) nêutrons, cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urânio
  • uranio
  • Uranio
  • uranio
  • Uranio
  • uranio
  • URANIO
  • Urânio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!