UPPS social

Páginas: 10 (2305 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
InEN
Programa
O que é UPP Social?
A UPP Social é um programa multidisciplinar coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) em parceria com o ONU-Habitat – o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, para promover a melhora na qualidade de vida de populações que moram em territórios pacificados. A atuação da UPP Social tem o seu trabalho pautado por três eixos: o da informação– com levantamentos que geram um retrato e um panorama de cada território; o básico – de prestação de serviços públicos; e o do desenvolvimento econômico – com formação, consultoria e auxílio em legalização para empreendedores locais visando à geração de renda e emprego nas comunidades.
Quem realiza o programa?
A UPP Social é um programa realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e coordenadopelo Instituto Pereira Passos, autarquia que se dedica a produzir dados e conhecimento sobre toda a cidade, para apoiar a gestão pública. Cabe ao Instituto articular, acompanhar e integrar as ações e serviços públicos do Município no âmbito das Unidades de Polícia Pacificadora. O programa foi assumido pelo Governo Municipal em 2011, mas o histórico do investimento da Prefeitura nas áreas pacificadascomeçou em 2009, poucos dias após a criação da primeira UPP no Morro Santa Marta – que aconteceu na segunda quinzena de dezembro de 2008. Entre 2009 e julho de 2013, a Prefeitura do Rio destinou R$ 1,5 bilhão de investimentos nestas comunidades.
Qual a participação da ONU-Habitat no programa?
A Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os AssentamentosHumanos, firmaram em maio de 2011 um acordo de cooperação para a execução do programa UPP Social. A ONU-Habitat apoia o Instituto Pereira Passos no gerenciamento global do programa e na produção de dados, análises e monitoramento de cada território da UPP Social. A aliança entre a Prefeitura do Rio e a ONU-Habitat permite que a gestão da UPP Social se beneficie da expertise amplamente reconhecidada organização internacional no tema de assentamentos humanos e gestão urbana.
Quais são os objetivos do programa?
A UPP Social possui três objetivos principais:
• contribuir para a consolidação do processo de pacificação e a promoção da cidadania local nos territórios pacificados;
• promover o desenvolvimento urbano, social e econômico nos territórios;
• efetivar a integração plena dessasáreas ao conjunto da cidade.
Quem trabalha neste programa?
A UPP Social é composta por uma equipe multidisciplinar que, atualmente, está presente em 28 territórios onde existem 36 UPPs. Além dos gestores e assistentes do programa, que trabalham localmente, estão envolvidos no trabalho todos os funcionários das secretarias e órgãos municipais, que colaboram para melhorar a qualidade de vida dapopulação destas comunidades. Em cada uma das áreas atendidas pela UPP Social, os gestores e assistentes realizam a coleta e sistematização dos dados dos territórios pacificados, para conhecer suas particularidades, com o objetivo de buscar a ampliação da cobertura e a melhoria da qualidade dos serviços públicos que já são prestados nas comunidades. Eles também trabalham para que serviços que aindanão existam comecem a ser oferecidos.
Como se dá a implantação da UPP Social nas comunidades pacificadas?
A partir da ocupação do território por forças de segurança, a Prefeitura aproveita a nova situação de paz para iniciar um esforço intensivo de qualificação dos serviços de conservação urbana, limpeza e coleta de lixo e de iluminação pública, mobilizando os vários agentes municipais, com acoordenação do programa UPP Social. Nessa fase, as equipes do programa também dão início à interlocução com moradores e lideranças das comunidades para o mapeamento de demandas e prioridades, o levantamento de equipamentos e políticas públicas já disponíveis e a produção de informações e indicadores sobre a área. O objetivo é que lideranças comunitárias, ONGs e outras instituições locais, assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UPPS social
  • UPP e UPP Social: novas políticas, outra polícias.
  • UPP´S E AÇÕES SOCIAIS
  • UPP´S E AÇÕES SOCIAIS
  • Upps e o contrato social
  • UPP
  • upps
  • Upps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!