upalupa

810 palavras 4 páginas
Parte superior do formulário
Segunda Atividade Avaliativa - Questões Discursiva 2

1
Parte da lucratividade de uma empresa está diretamente ligada à atratividade relacionada a fatores estruturais do setor em que está inserida. A indústria de autopeças e montadoras, a atratividade é baixa sob o ponto de vista da rentabilidade e do retorno sobre o investimento. Em média, no período de cinco anos (de 2003 a 2008), o lucro líquido do setor automobilístico global foi de 3,4%, e o retorno sobre o capital investido foi de 4,8%, enquanto na média das 500 empresas que compõem o índice S&P-Standard & Poors esses indíces foram, respectivamente, de 11,8% e 12,4%.
É importante destacar que, além da atratividade setorial de natureza externa, o resultado das empresas é influenciado por suas estratégias e ações, que definem sua competitividade face aos concorrentes, e que possibilitam a obtenção de retornos superiores à média da indústria.
Hoje, depois da crise econômica de 2008, que afetou principalmente as três grandes montadoras de veículos americanas (Ford, GM e Chrysler), os governos locais passaram a ter papel mais importante, sejam como financiadores (como o governo americano) ou como estimuladores do mercado consumidor interno (como o governo brasileiro). Isso implicou o compartilhamento das ações das montadoras, levando-as a agirem de modo mais transparente e em consonância com os anseios da comunidade local. Nesse contexto, é fundamental a escolha correta e coerente com as necessidades e pretensões da corporação para o êxito do investimento realizado.
Para o desenvolvimento de uma estratégia, devem ser considerados dois conjuntos de questões, discorra sobre elas e cite exemplos:
Parte inferior do formulário
RESPOSTA NA PG.298
São dois, os conjuntos considerados para o desenvolvimento de uma estratégia, são eles:
PROCESSO (Strategy Process), que significa o percurso de formulação e implementação de uma estratégia;
Exemplos de formulação para

Relacionados

  • A fabula dos porcos assados
    2390 palavras | 10 páginas