UNOPAR Pr Projeto Ediwirges Gomes

1531 palavras 7 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 7º período

PROJETO DE PESQUISA

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: a importância da intervenção junto a família.

Alfenas - MG
2014

PROJETO DE PESQUISA

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: a importância da intervenção junto a família.

Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para as disciplinas: Estatísticas e Indicadores Sociais,Processo de Trabalho do SSOC.Comunicação na prática do Assistente Socail.
Professores: Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon

Alfenas 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 08
2DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 10
2.1FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS 11
2.2 JUSTIFICATIVA 12
2.3METODOLOGIA 17
2.4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 21
2.5CRONOGRAMA DA PESQUISA 22
2.6CRONOGRAMA DE CUSTOS 25

1INTRODUÇÃO

No Brasil e no mundo todo detecta uma progressão cada vez maior no que diz respeito à pacientes de saúde mental e a intervenção do assistente social nas famílias que vivenciam essa problemática. As novas perspectivas referentes à atenção em saúde mental,como a criação do Programa Saúde da Família, a redução do tempo de internação, os cuidados prestados no domicílio, os incentivos para tratamentos em unidades ambulatoriais, uma rede social mais ampla e a flexibilidade na assistência a portadores de doenças de longa duração,estimulam cada vez mais a participação ativa do assistente social nas demandas dessa problemática.

Phllipe Pinel é um referencial ao se falar em saúde mental, pois no século XVIII traz um entendimento diferenciado acerca do assunto, cuja loucura é apresentada como um distúrbio do sistema nervoso, ou seja, tratava-se de uma doença, colocando a possibilidade de cura e denunciando as barbaridades contra os pacientes no

Relacionados