Univesidade do vale do rio dos Sinos Resumo Versão 1 ADRIANA FERNANDES SIMINSKI PROFESSORA MAGDA

4946 palavras 20 páginas
Univesidade do vale do rio dos Sinos Resumo Versão 1
ADRIANA FERNANDES SIMINSKI PROFESSORA MAGDA
INTRODUÇÃO

Para que, tenhamos o entendimento acerca dos conceitos que giram em torno da questão social. É preciso analisar de forma crítica a realidade e contextualizar o serviço social resgatando os aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil, com isso compreender os processos determinantes que incidem na formação das Políticas Sociais. O texto elaborado trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda uma reflexão dos pontos mais relevantes do processo de construção das políticas sociais brasileira, elencando os seguintes pontos: o tratamento do Estado junto à intervenção no social e sua relação com seu público-alvo (Participação na formulação, controle social e efetividade das intervenções); o caminho percorrido até a conquista de direitos – Mobilizações da Sociedade Civil e processo de redemocratização; as direções profissionais do Serviço Social e sua incidência na construção das Políticas Sociais.

1°TEXTO
OQUE É POLÍTICA?

Política Social
São ações governamentais aprimoradas por meio de programas que possam beneficiar a garantia de direitos e condições dignas de vida do trabalhador de bem, como também de qualquer cidadão de forma equilibrada e justa.
A política social é própria das formações econômico-sociais capitalistas que controlam as necessidades sociais básicas.É uma política de mediação entre a valorização/acumulação do capital e da manutenção da força do trabalho disponível. A política social administra a força de trabalho (indivíduos) inserida no mercado formal do trabalho. O capital e o trabalho são duas categorias fundamentais nos quais transitam as políticas sociais. Portanto, existe uma problematicidade na política social para compatibilizar o capital e o trabalho. Os beneficiários diretos da política social são os trabalhadores assalariados. A política social é garantida apenas com o

Relacionados