Universo da Logística_ Estoque 2

588 palavras 3 páginas
Conheça os tipos de estoque de uma empresa e saiba se você usa o modelo correto
9/06/2014 . POR MEUSUCESSO .COM

Entender bem esse assunto é fundamental para o empreendedor que trabalha com produtos.

Para falar sobre quais são os tipos de estoque de uma empresa e qual deles seria o mais adequado para cada situação empresarial, é preciso aludir a um conceito que enquadra justamente a escolha do melhor modelo e a forma de organizá­lo: gestão e controle de estoques. O termo "gestão", nesse sentido, não é tão tradicional, mas a ideia por trás dele está presente nos negócios há muito tempo.
O bom controle de estoque se relaciona diretamente com o sucesso de um negócio, especialmente quando se trata de comércio ou do setor industrial, por exemplo. Grande excedente de produtos representa capital empatado e custos logísticos e operacionais desnecessários, enquanto quantidade insuficiente de estoques pode gerar diminuição dos lucros e aumento dos preços, por causa da falta de produtos ou matéria­prima.
Assim, a gestão de estoque e de materiais deve ser uma prioridade, especialmente, como já citado, para o setor comercial, fábricas e empresas que no geral lidam com grande fluxo de produtos. As vantagens de manter um estoque variam de acordo com seus propósitos, mas a diminuição de custos ou aumento dos lucros são motivações comuns para o armazenamento de um ou outro tipo de produto.
Quer seja para pagar mais barato por uma mercadoria ao comprá­la em grandes quantidades, ou para fazer melhor aproveitamento dos veículos de transporte (encher um caminhão em vez de utilizar metade de sua capacidade, por exemplo), a existência do

estoque pode ser justificada também pela preocupação em ter "à mão" o produto a ser consumido, como prevenção para qualquer problema em conseguir mercadorias novamente ou com relação a incertezas na demanda ou tempo de entrega (lead time). Em resumo, a boa gestão do estoque resulta na redução de custos com transporte e produção, na
coordenação

Relacionados