universitario

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
A Sociologia do Trabalho e a História
Historicamente sabe-se que o trabalho já foi considerado uma atividade extremamente depreciável. As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem passando desde então são importantíssimas para que se compreenda a organização atual dessas relações, bem como as preocupações dos sociólogos dessa área. Desde o escravismo antigo, passando pelo artesanato,servidão, e tantas outras formas de trabalho até chegarmos aos moldes do trabalho industrial no mundo moderno acarretaram transformações que dizem respeito à própria vida em sociedade. O impacto de novas tecnologias no mundo do trabalho, novas formas de organização, a exigência de cada vez mais qualificação da mão de obras são fatores ainda presentes e que nos mostram o quanto o mundo do trabalhoainda encontra-se em contínuo processo de transformação.
Evolução das relações trabalhistas
As formas de trabalho variam conforme o momento histórico. As sociedades primitivas, por exemplo, baseavam seu trabalho na coleta, na caça, na pesca e, geralmente, as atividades eram dividas por gênero. Depois se passou para uma sociedade artesanal, e na Idade Média encontramos o sistema feudal comopredominante, onde o trabalho fundamentava-se no cultivo da terra. Mas o principal marco na história do trabalho certamente é a Revolução Industrial. Foi ela que transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial. As primeiras máquinas utilizadas na produção fabril eram experimentais e, em razão disso, os acidentes de trabalho eram comuns. Ostrabalhadores logo perceberam a necessidade de se unir e lutar por seus direitos. Assim, o começo da Revolução Industrial representou também o início das lutas operárias. Por meio dessas lutas, os operários formavam a consciência de que pertenciam a uma mesma classe social: o proletariado.
Por todo o mundo, a luta pelos direitos sociais começava a dar resultados. Na América, não foi diferente: aConstituição do México, promulgada em 1917, foi a primeira da História a prever a limitação da jornada de trabalho para oito horas, a regulamentação do trabalho da mulher e do menor de idade, férias remuneradas e proteção do direito da maternidade. Logo depois, a partir de 1919, as Constituições dos países europeus consagravam esses mesmos direitos.
Moral and Health Act
Apontada como a primeiralei trabalhista, o Moral and Health Act foi promulgado na Inglaterra por iniciativa do então primeiro-ministro, de Robert Peel, em 1802. Ele fixou medidas importantes, mas inadmissíveis hoje em dia: duração máxima da jornada de trabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno.Com as insatisfações dos trabalhadores em ascensão, ganharam força os movimentos socialistas que pregavamigualdade. Conscientes das condições precárias de trabalho, em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista, primeiro documento histórico a discutir os direitos do trabalhador.
“ O Chanceler de Ferro" 
Bismarck lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880 e Temendo adesões às causas socialistas, impulsionou, em 1881, a criação de uma legislaçãosocial voltada para a segurança do trabalhador. Ele foi o primeiro a obrigar empresas a subscreverem apólices de seguros contra acidentes de trabalho, incapacidade, velhice e doenças, além de reconhecer sindicatos. A iniciativa abriu um precedente para a criação da responsabilidade social de Estado, que foi seguida por muitos países ao longo do século XX.

O LUDISMO, O CARTISMO E OS SINDICATOS

Oludismo foi uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores. Eles formavam grupos que invadiam as fábricas e destruíam as máquinas. Para os artesãos, o ludismo era uma maneira de preservar seu trabalho contra a concorrência da indústria moderna. Para os camponeses, era um recurso para salvar seu emprego contra as máquinas que substituíam o trabalho humano. Para os operários, constituía uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • universitário
  • Universitario
  • Universitário
  • Universitario
  • Universitario
  • Universitário
  • universitário
  • universitario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!