universitário

Páginas: 16 (3995 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
Universidade Cidade de São Paulo – INICID




Euvânia Bezerra Santos




Curso: Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar





A importância do Planejamento de Ensino dos Anos Inicias do Ensino Fundamental













Arapiraca-AL
2013
Resumo

Esta pesquisa científica é resultado do processo de estudo do curso de pós-graduação em orientação, supervisão einspeção escolar, tendo por objetivo mostrar a origem do planejamento e sua evolução no contexto da educação, investigando as metodologias, vendo as etapas e características do planejamento no Ensino Fundamental, que através de entrevistas com os docentes, coordenadores pedagógicos mostramos as conseqüências de ensino sem um bom planejamento e com o planejamento eficaz tem pontos positivos e resultadosfantásticos. Ou seja, o planejamento é uma ferramenta indispensável para a pratica do professor no seu dia a dia. Visto que há professores que acha que o planejamento é mais uma burocracia escolar, não acreditando no efeito que o planejamento faz, onde na verdade o planejar estabelece princípios de reciprocidade de cada profissional. E como não podemos deixar de lado, firmou a nossa pesquisabibliografia com os teóricos Vasconcelos (1999) Labâneo (1986) Sant’Anna (2002).

Palavras Chaves: Pós-graduação. Artigo. Universidade Cidade de São Paulo.


















Introdução

Aprendizagem fica mais fácil quando os docentes têm em mente uma proposta de ensino na qual passam buscar referencias metodológicas para projetar seus trabalhos junto as crianças. Vale ressaltar quequando se pensa em planejar, é o momento da continuidade do trabalho em foco nas aprendizagens que se pretende desenvolver, tendo em vista o diagnóstico obtido nos primeiros dias letivos.
Durante o período dedicado a observação com a professora regente pode ser ver o quanto ela não acreditava no planejamento e suas aulas eram sempre improvisadas, e às vezes pedia a professora da outra sala,suas aulas para aplicar em sua sala, por vez, a sala apresentava uma desordem só, um barulho, que muitas vezes a sala ao lado ficava confusa com tanto barulho. E assim no final do semestre e final do ano, tinha resultados negativos, tanto para os alunos como para a professora.
Nessa perspectiva é possível ver no planejamento de ensino uma ferramenta inteligente e indispensável para que osprofessores escolares passem entender e prever suas práticas e observar o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Vasconcelos – (1989) p. 150, falar:

... O planejamento emerge a partir das primeiras opções de atividades a serem desenvolvidas, em vez de ser preestabelecido.

Neste contexto, no processo de transformação o planejar é uma característica primordial do ser humano, pois antes de qualquercoisa, ele planeja tudo que quer ser, ou seja, ele imagina o que quer, como quer e que meios iria utilizar para alcançar. Veja o que nos diz: PADILHA, 201, p 30

... O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre ação;

Essa citação, mostra a necessidade que temos para pensar, agir, verificar nossa realidade e estabelecer metas e objetivos para onde queremos chegar,com o conhecimento a condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que almeje a melhoria da qualidade. O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados. A escola necessita evidentemente de planejamento muito sério. Não se pode improvisar educação, seja qual for seu nível.

... Dentro da escola, todas as atividades, sejam as administrativas, seja as educativas, ou qualquer outra, temmister de planejamento sério e cientifico. Não só os currículos e programas, mas as atividades docentes têm necessidade absoluta de planejamento. (SCHMITIZ, 1982 aud PILETTI 1986, p.79)

A origem do planejamento não tinha tanta importância no contexto escolar, passou a ser definida a partir; do século passado com a revolução comunista que construiu a União Soviética. (Moretti 2007, p. 100)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universitario
  • Universitário
  • Universitario
  • Universitario
  • Universitário
  • universitário
  • universitario
  • universitario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!